sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO S.O.S PARA ESCOLAS PÚBLICAS


Texto reproduzido(Eduardo Aquino) do Jornal Super Notícias do dia 03/05/09.

Reaprendendo a Viver – pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento e mente humana.

Diagnosticado os problemas de comportamento e relacionamento, estabelecido a estratégia de ação para “curar” o adolescente no ambiente escolar, que foi definido nas colunas passadas como inserir a ciência do comportamento ao alcance e numa linguagem adequada para cada público: aluno, desde crianças, pré adolescentes e adolescentes, até pais, educadores e funcionários, dentro da premissa, ESTIMULAR esses públicos para que eles respondam as ações que ao gerar prazer, satisfação, recompensa, promova uma revisão de conceitos, uma nova consciência, e aí obteremos o que é nosso objetivo: MUDAR O COMPORTAMENTO. A mudança de comportamento é capaz de trazer de volta a alegria, a escola atraente, um ambiente saudável que promove o conhecimento e gera cidadãos. Por isso educação é tão nobre e fundamental nesse mundo caótico que criamos.

Criando ações e conteúdos estimulantes:
Nossa meta é atrair através de estímulos prazerosos, e provocar respostas dos públicos alvo:
1- Educadores e Funcionários: todos os trabalhos que já fiz em escolas públicas e privadas e em municípios que estão saindo na frente ao entender a importância do projeto ECOLOGIA HUMANA NAS ESCOLAS – resgatar o equilíbrio físico, psíquico e social do ser humano, através do conteúdo das CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS. Os educadores têm que ser tratados das síndromes de ansiedade e depressão em primeiro lugar. A seguir devem receber uma formação prática para lidar com alunos cada vez mais agitados, tecnológicos, com demandas que vão desde graves problemas familiares, até drogas, violência, sexualidade precoce e promíscua. Disponibilizar recursos multimídias (ensino a distância, DVDtecas, livros, cursos presenciais entre outras ações) é essencial, pois os educadores estão sem instrumental para abordar tais questões.
2- Pais: reaproximar da escola ao oferecer com material estimulante, conteúdo que eles sintam que ajudam na sua própria qualidade de vida, ao ensinar sobre prevenção do estresse, relação com filhos, casamento, trabalho, enfim, eles são chamados como pais, mas serão estimulados como seres humanos e perceberão que o conteúdo os ajuda imensamente no dia-a-dia.
3- Alunos: aproveitando a tendência à tecnologia, a agitação, a tendência à competitividade e através de desafios, gincanas, web, jogos, história em quadrinhos, campeonatos usando multimeios, trabalhar de forma lúdica, divertida, pedagógica e preventiva os temas tabus, como, bebida, drogas, bullings, sexo, respeito, limite, baladas, violência, gang’s, escolhas profissionais, respeito, hierarquia, entre outros.

Tais ações, produtos, conteúdos, fazem parte do projeto “Ecologia Humana nas Escolas”, e estão disponíveis para municípios e estados que entenderem a importância e urgência de implantá-los.

“Bem Vindo a Vida” – Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! A venda nas melhores livrarias do pais”.’

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