sábado, 10 de outubro de 2009

CARTA ABERTA DE DESPEDIDA, BALANÇO E AGRADECIMENTOS.

Reprodução da Coluna do Jornal Super Notícia do dia 12/04/2008.


Aos meus fiéis leitores, amigos, antigos clientes e em especial ao parceiro fraterno Rogério Maurício-editor do Super:
Nove meses se passaram desde aquele dia cabalístico 07/07/07, no sábado em que estreei esta coluna para abordar o comportamento humano, os relacionamentos interpessoais, a busca por uma qualidade de vida onde a partir de temas inerentes à natureza humana, sob a visão das neurociências, da Ecologia Humana, etologia, psicologia e todas as ciências que estudam o comportamento humano e suas aplicações sobre a comunidade escolar, a saúde publica e privada, as empresas, no ambiente familiar e social. Me lembro com detalhes as reuniões com a equipe do Super e o entusiasmo do Rogério Mauricio quando viu que minha proposta era simples, mas inovadora: inserir num veiculo de mídia (no caso o jornal) de natureza popular como é o caso do Super jornal que tem leitores em todas as faixas de renda, dos mais humildes até os formadores de opinião, um espaço semanal de característica LÚDICA (uma forma mais leve e divertida) um conteúdo PEDAGÓGICO (que ensinasse e educasse), que fosse um instrumento TERAPÊUTICO (ajudasse na prevenção do nosso desgaste físico, psíquico e espiritual). Infelizmente toda a mídia (TV, Web, radio, jornal) tem uma ênfase predominantemente negativista, onde crimes bárbaros, tragédias, corrupção generalizada, convivem com noticias de futebol, fofocoterapias de artistas, mulheres seminuas e por aí vai.

Qual era o nosso desafio?
Trazer um “cantinho de boas noticias”, mostrar como os seres humanos sabem tão pouco de si mesmos e como estamos adoecendo na área do afeto, abatidos por um stress crescente, falta de respeito, paz interior, solidariedade, generosidade, perdão e sensibilidade. Apontar saídas, soluções, ajudar a reflexão individual e em grupo. Ampliar nosso conhecimento, nossa consciência, permitindo uma mudança de comportamento por parte dos jovens, dos pais, educadores, no ambiente de trabalho, vida familiar, propúnhamos um assunto diferente a cada semana(estresse, relação pais e filhos, ciúmes, pânico, agressividade, ambientes doentios no trabalho, tristeza e depressão, o caos na educação e na saúde, 26 dicas naturais de ecologia humana para prevenir estresse e depressão e dezenas de temas que foram abordados). Sempre com uma linguagem fácil , simples traduzindo a ciência de forma que ela pudesse ser compreendida e de forma pratica ajudasse no dia-a-dia das pessoas.

Comunicação, comunhão de idéias, comunidade:
O que o povo mais precisa é o resgate das coisas SIMPLES e do COMUM e não ficar discutindo as diferenças de cor, credo, raça, classes sociais, times de futebol, gostos e por aí vai. Somos uma civilização carente, desnorteada, adoecida, apavorada com tudo, pressionada no trabalho, nas relações familiares. Comunicar-se, ter idéias e ideais em comum, vivermos juntos mesmo tendo diferentes religiões, opiniões, times de futebol, classes sociais, temperamentos. Por isso estas três palavras sempre forma sagradas no projeto: coluna do Dr Eduardo Aquino.

Os pequenos e grandes milagres dessa coluna:
Foi fantástico. Como já vinha de uma trajetória de 25 anos de palestras, livros escritos, atendimento medico (me aposentei em 2007 para me dedicar de corpo e alma aos produtos e ações que desenvolvi na área de educação, saúde, cultura e meio ambiente) sempre tive um publico cativo que gosta e acompanha meu trabalho. O Super Noticias me permitiu retomar uma caminhada de sucesso aonde cheguei a ter programa de TV na Rede Vida,-sempre acreditando que HÁ UM PUBLICO ÁVIDO POR BOAS NOTÍCIAS, QUE QUEREM SEJA NA TV, RÁDIO, WEB, JORNAL, UMA OPÇÃO NOS MULTIMEIOS ONDE POSSAM APRENDER A VIVER COM MAIS PRAZER, ALEGRIA.
Não demorou e comecei a receber milhares de e-mails, cartas e nas palestras que ministrei nas cidades de interior, pessoas vinham com as colunas minhas colecionadas, pedindo autógrafo, abraçando, agradecendo. Educadores liam em sala, parentes mandavam para familiares de outros estados e até para o exterior. Jovens universitários pediam para mandar bibliografia dos assuntos. Ligava para o Rogério Mauricio, mostrava as mensagens e assim provávamos que era possível fazer de uma pagina 6 todo sábado, um local sagrado, acessível a todas as pessoas. Incrível! Provamos que esse é um conteúdo cada vez mais solicitado pelo publico.

Mas não consegui parceiros, mecenas políticos verdadeiramente voltados para projetos sociais, nem empresários dispostos a investir em ações cidadãs em Minas Gerais:
Até 2000, a partir do trabalho como medico, autor de livros, palestrista, dando cursos, consegui além de bom patrimônio, realizar sonhos: reinvestir mais ou menos 30% do que ganhava com projetos sociais, o que eu chamava de “auto-mecenato”. Meu projeto CRECHE DE TALENTOS me permitiu ter 27 filhos adotivos que libertei de drogas ou condições sociais ruins e financiava sustento, vida escolar. Dele saíram 9 dentistas, 2 biólogos, sociólogos e no mínimo 2º grau (até para deficientes visuais). O projeto “CRECHE DE ESCOLAS PÚBLICAS”: quando meus livros eram adotados por escolas particulares (maristas, metodistas, franciscanos, agostinianos) eu doava o mesmo conteúdo para escolas publicas, e a Escola Estadual Alisson Pereira no Alípio de Melo, chegou a transformar meus livros em peças teatrais. Por ultimo, o “VIVA NATURA”, que levou para Rio Acima e Itabirito, ações em saúde, educação, cultura e meio ambiente. Mas com minha separação conjugal naquela época, sofri um revés, bens bloqueados e como acabei ficando com a guarda de 3 filhos, perdi a condição econômica e existencial de continuar minha trajetória. Oito anos já se passaram e com JUSTIÇA INEFICAZ, além de “advogadas diabólicas” contra mim e filhos em vara de família, até hoje não recuperei o direito de resolver a própria vida, meus bens continuaram bloqueados e por isso passei a buscar entre prefeituras, governo de Minas, empresários, alguém que me apoiasse para voltar com projetos e ações.

Lendo a crônica “Vida” do Vitório Medioli:
Quem não leu, leia. O dono da Editora Sempre (O Tempo, Jornal da Pampulha, Super Noticias e diversas empresas), esse grande vencedor, empreendedor, fala de forma emocionante sobre a ilusão do dinheiro, da fama, do poder e de como só na ultima etapa de vida ele havia se despertado para os pequenos milagres que a vida nos oferece a cada dia, e que não percebemos, e diz “Santo de casa não faz milagres”, e ele de origem italiana, naturalizado brasileiro, teve que atravessar o oceano para conseguir realizar seus sonhos.
Pois bem, eu terei que atravessar um “oceano de montanhas” para realizar em outro lugar meus sonhos de melhorar as áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente. Minas, que eu adoro, é terrivelmente ingrata com seu conservadorismo, desconfianças, política paroquiana- que é o diz-que-diz, as fofocas e maledicências. Tentei, e mesmo com a construção de 25 anos, não consegui um mecenas, um parceiro capitalizador, uma alma boa que me permitisse retomar minhas atividades aqui em Minas. Confesso que por 3 vezes tentei falar com o Medioli para dizer o quanto a coluna dele me sensibilizou e me ajudou a tomar decisões e perceber que era hora de partir para “outras terras, outras gentes”. Mas com tantas tarefas que imagino que nosso presidente Medioli tem, me despeço sem essa oportunidade de conhecê-lo e trocar algumas experiências.

Em direção ao Rio de Janeiro e Espírito Santo:
O que não consegui em anos aqui em 3 semanas consegui no Rio. Uma grande editora comprou os direitos do meu romance “Bem-Vindo à Vida” que entre 3 a 6 meses estará sendo lançando nacionalmente, permitindo que minhas idéias, meus conteúdos, possam chegar a todo país e quem sabe, não será o reinicio de um trabalho que por questões judiciais foi rompido em 2000 e se Deus quiser voltará ainda melhor após tanto sofrimento e desertos nos últimos 8 anos.
No Espírito Santo, me espera trabalho em educação publica, saúde publica, e um espaço multimeio (TV, radio, jornal, web) onde continuarei e ampliarei a proposta de “levar boas noticias” , colocar um conteúdo que ajude ao ser humano a rever comportamentos, relacionamentos. Que o publico possa ter opção de ver, ouvir, ler e acessar temas para combater tanta infelicidade, medos, solidão, dificuldades na vida em família, no trabalho, no social.
Sou guerreiro e nunca desisto, nasci sonhador, aprendi a construir sonhos e um dia morar dentro deles. Sonho com um novo tempo, com uma humanidade mais fraterna e justa, creio no amor, na paz-de-espirito, nos ensinamentos crísticos, sei e creio que há eternidade (boa ou terrível) para compensar ou punir aqueles que constroem a vida e aqueles que a destroem ou são indiferentes ao sofrimento alheio.

Agradeço:
Aos meus 6 filhos. À minha esposa e companheira de todas as horas Jú, aos funcionários, aos parceiros da Bio Ações, aos amigos, leitores, antigos clientes. À Minas Gerais digo adeus, pois entendi que já fiz muito em casa, mas só evoluirei e terei apoio além das montanhas. Aos mineiros direi até logo, pois ainda que longe, estarei sempre junto de vocês, conterrâneos e amigos fraternos.

AOS LEITORES E AMIGOS QUE QUISEREM CONTINUAR TENDO CONTATO OU ACOMPANHANDO OS PROJETOS E AÇÕES PODEM CONTINUAR ACESSANDO O MEU BLOG: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com OU ENVIANDO EMAIL´S: eduardoaaquino@yahoo.com.br ou O TWITTER: eduardoaaquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário