sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A MALDADE E A CRUELDADE FAZEM PARTE DA NATUREZA HUMANA???


Texto reproduzido do Jornal Super Notícia publicado no dia 05/04/2008.

Criança é jogada do 6º andar, suspeito é o pai. Menina é torturada barbaramente pela empresária. Adolescente incendeia família vizinha e fere gravemente duas crianças, pai e mãe...


A cada dia somos bombardeados de noticias trágicas, sórdidas, de uma perversidade que parece não ter limites. Quando achávamos que um fato tinha chegado ao máximo da bestialidade do “fim do mundo”, da desumanização do ser humano, eis que surgem novas historias ainda mais chocantes. “Criança é arrastada por 7 km no Rio, após assaltantes não pararem mesmo ela estando presa ao cinto de segurança no lado de fora do carro”. Tais fatos ganham repercussão principalmente se forem de classe media filhos de advogados, ou com “status”. Mas centenas e milhares de agressões, mortes, torturas em favelas,, entre os mais pobres, não gera mais que um canto de pagina.
Mas e cada um de nós? Nunca fizemos coisas ruins, maldades, crueldades ainda que “pequenas”? E ainda nos isentamos dizendo: “mas isso é normal, todo mundo faz!”.

A TENDÊNCIA DE SER RÍGIDO, CRITICAR E CONDENAR OS OUTROS, MAS NÃO PERCEBER EM SI MESMO AS FALHAS E IMPERFEIÇÕES:
Você já bebeu exageradamente e agrediu pessoas, familiares? Participa de torcidas organizadas e espancou torcedores de time adversário? Já exagerou ao bater em filhos? Foi a baladas e junto com a turma agrediu a outras pessoas? Já acusou alguém injustamente? Difamou, caluniou? Já mentiu quando foi testemunha na Justiça do Trabalho? Gritou, desrespeitou e até agrediu pai, mãe, idosos? Babás e acompanhantes já bateram em crianças e idosos? Roubou, deu desfalques, prejudicou alguém? Políticos, empresários, desviaram verbas publicas que seria para merenda escolar, área de saúde, saneamento básico? Pastores abusaram de dízimos e o pouco dinheiro dos humildes? Padres abusaram de menores, traíram o celibato? Advogados do diabo destruíram famílias reputações em litígios, carregados de ódios, mentiras? Médicos, operaram sem necessidade para auferir lucro, agiram de má fé ao despachar clientes sem dar atendimento digno? Já deram propina, “um cafezinho” para se livrar das punições legais? Ou já receberam para isso? Desonestidades, atos ilícitos, agir erro.
Isso faz parte da historia da humanidade. SEMPRE HOUVE A MALDADE, A CRUELDADE, lado trevoso que teimamos em não considerarmos. Hoje o que mudou é a visibilidade que a comunicação nos trouxe multimeios, jornal, TV, internet, radio mostram sons, imagens que aguçam ainda mais a nossa percepção que a natureza humana é mais para a animalesca que para divina. Vemos sangue, corpos destroçados, a frieza do assassino e isso nos revolta, enfurece e queremos fazer justiça com as próprias mãos.

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA, VINGANÇA GERA VINGANÇA, E TODOS SE TORNAM IGUAIS.
“Se fosse eu MATAVA esse assassino, de forma lenta, para ele sofrer igual fez com a criança!” “Olha, fiquei revoltado, pensei no meu filho!” Escutei milhares de expressões como essa na época do menino arrastado no Rio de Janeiro e novamente escuto agora com a menina morta em São Paulo. Gente, que loucura é essa? Alguém matou de forma bárbara e os “justiceiros” querem fazer a mesma coisa?! Quem é mais cruel? Se matar é o maior pecado diante de Deus, quem é menos pecador, o assassino ou o “justiceiro”? Vale a pena lembrar como alemães exterminaram judeus na 2ª Guerra Mundial, ou como nos anos 90, a tribo dos tutsuis e dos zulus na África se mataram uns aos outros, exterminando mais de 1.000.000 de pessoas, velhos, crianças, mulheres, simplesmente por serem de tribos rivais? Mais também vale lembrar que nos anos 90, em plena Europa desenvolvida, um pais chamado Iugoslávia se esfacelou em guerras étnicas (nacionalidades, religiões e culturas diferentes) e centenas de milhares de croatas, eslovênios, bósnios, foram mortos pois uns eram mulçumanos, outros cristãos ortodoxos, outros cristãos romanos e quem era vizinho e amigo por 40 anos convivendo entre si quando começou a Guerra dos Bálcãs passaram a se matar por ódios inexplicáveis. Aldeias inteiras com jovens, crianças, mulheres, idosos eram metralhados, estuprados, esquartejados.


SIM A NATUEZA HUMANA VAI DA EXTREMA GENEROSIDADE, ALTRUÍSMO, ATÉ A MALDADE, ÓDIO, CRUELDADE ABSOLUTA.
Estudos do comportamento humano mostram que todos nós temos potencialmente uma ÍNDOLE BOA e um lado RUIM E CRUEL, ainda que este seja “domesticado” pelas leis, religião, moral e ética. Somos resultado daquilo que já nasce conosco chamado TEMPERAMENTO ou PERSONALIDADE, que se soma com as influencias do meio ambiente onde desenvolvemos nossa cultura, religiosidade, formação social e familiar, que será moldado por algo que é adquirido, que é o CARÁTER. Este sim pode mudar. Exemplo: a pessoa era um médico respeitável numa cidade do interior, resolveu se tornar prefeito, depois deputado e mudou. Passou a ser corrupto, imoral, ambicioso, apegado ao poder, mentiroso. “É normal na política” (diz com a cara mais lavada nas CPIs). Esta é uma mudança de caráter. Por fim, a bebida ALCÓOLICA (principalmente), e as outras drogas em geral que são nefastas e capazes de despertar “verdadeiros monstros” o que chamamos de “embriagues patológica”. Nesses casos a pessoa sóbria é uma pessoa ótima, bom pai, marido, mas quando bebe,muda, agride fisicamente, quebra a casa, espanca filhos. Depois deprime, arrepende-se, “morre de culpa”, mas na próxima semana bebe e apronta novamente. Somos, portanto a somatória de nossa personalidade, do ambiente em que vivemos, do caráter que vamos formando e da influencia de bebidas, e drogas que irão determinar nosso comportamento.

TEMOS COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS DE RÉPTEIS, MAMÍFEROS E HUMANOS:
A agressividade extrema que a bebida e as drogas despertam como a vista anteriormente, é típica da parte mais baixa do cérebro humano, “o reptiliano”. Mas os répteis (jacarés, cobras) só atacam e de forma intensa quando o seu território está sendo invadido (aquele espaço que ele necessita para se defender e caçar).
Nisso somos piores que eles, pois agredimos para conquistar espaços dos outros (como nas guerras). Depois vem uma área no meio do cérebro – o hipotálamo - onde está nosso lado mamífero. Aqui existe o afeto, as emoções que ajudam a amortecer a agressividade reptiliana. E no “telhado do cérebro”, o córtex, parte mais desenvolvida e sede do pensamento e raciocínio, onde armazenamos o aprendizado sobre regras que nos permitem viver comunitariamente: as leis da justiça, os princípios religiosos, os princípios familiares, sociais, a boa educação, o respeito, a generosidade, o humanismo, enfim, a MORAL ÉTICA e BONS COSTUMES.
CONCLUSÃO:
Quando se embriaga, a agressividade reptiliana vem em forma bruta e nem o afeto dos mamíferos, nem a moral e princípios conseguem impedir a fúria assassina. E o pior numa sociedade tão injusta, corrupta em guerra constante (tráfico, violência, assaltos, brigas religiosas, políticas, times de futebol, cor, classe social, disputas de território, entre outras batalhas do dia-a-dia) estamos cada vez mais cheios de tecnologia e estranhamente cada vez mais regredidos na área moral, afetiva e espiritual.
Nosso lado mais cruel, maldoso, sádico, tem superado o lado humano, generoso, cristão. Por isso antes de julgarmos, condenarmos a tudo e a todos, sejamos mais coerentes, humildes e admitamos: todos somos imperfeitos, pecadores, potencialmente podemos agredir, difamar, trambicar nas pequenas coisas do dia-a-dia. “Atire a primeira pedra”. Mas sou otimista, todo esse caos está vindo para resgatar no nosso coração, nossa mente e nossa alma o que viemos fazer na vida terrena: evoluir no perdão, limpando do nosso interior as mágoas, raivas, ódios, invejas, ciúmes, apego aos bens materiais, ao poder que só adoece e infelicita o resgate da fraternidade, da compreensão, da capacidade de viver em paz no ambiente de família, nas escolas, na vida social, no trabalho é o maior sentido da vida. Se não entendermos isso, se não mudarmos os nossos comportamentos e visão egoísta, continuaremos a ter contato com a face mais negra da existência humana.
Não se esqueçam que o ARBÍTRIO é a nossa capacidade de escolher que caminhos seguir na vida, é um presente de Deus. Não temos que ficar nos enganando: CADA UM DE NÓS OPTA PELO BOM OU MAU CAMINHO, CADA UM DE NÓS ESCREVE A SUA PROPRIA HISTORIA. “Estreita é a porta e apertado o caminho” que leva ao bem, “larga a porta e amplo o caminho” das tentações, da perdição, do pecado. “Muitos os chamados, poucos os escolhidos”. Quem tem fé do tipo “existe a casa do pai e o descanso eterno” que aprenda a controlar o lado escuro e ruim, inerente a natureza humana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário