quinta-feira, 15 de outubro de 2009

TRABALHAR SOB ESTRESSE E TRABALHAR COM PRAZER: As incríveis diferenças de produtividade e adoecimento em empresas.

Reprodução da Matéria Jornal Super Notícias (Eduardo Aquino) do dia 08/03/2009.

Bem Vindo a Vida!
Reapredendo a viver - pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento, a mente humana.

As perguntas podem parecer óbvias, mas as respostas determinarão seu futuro no trabalho: Trabalha no que gosta? Sai para trabalhar a cada dia como quem vai para um velório ou com desejo, estimulo e prazer? Pois hoje estatísticas mostram que 1 em cada 6 trabalhadores estão deprimidos, 7 em cada 10 se sentem estressados, dormem mal e custam a sair da cama, e 40% tem sintomas físicos que prejudicam seu desempenho profissional e qualidade de vida. Então o que acontece no cérebro e na mente dos que “amam o que fazem“ e os que “trabalham por obrigação e dever”?
Pois bem, há uma área no nosso cérebro, que se ativada, produz neurotransmissores – substancias químicas - positivas, estimulantes: É a “área de gratificação” , que gera um bem estar, prazer,e sensação de gratificação, recompensa, satisfação, muito semelhantes as drogas. Já outra área chamada “área de punição”, está ligada a sensação de desprazer, dor, medo, angústia e reage com grande desgaste emocional, ativando de forma crônica a sensação de estresse, agressividade, irritação, nervosismo, tristeza e outras sensações ruins que adoecem física e psiquicamente o trabalhador. Por isso empresas de países desenvolvidos têm investido cada vez mais em mudanças de rotina técnicas de estímulo do “centro de emoções do cérebro“ através de jogos operativos interpessoais, a ponto de remunerar até 12 horas semanais, para investimento nessas rotinas prazerosas, pois sabe-se que sob estresse, uma pessoa é capaz de produzir até duas vezes mais por um período limitado de tempo, e a seguir pagar caro com doenças físicas e afetivas com afastamento médico. Enquanto técnicas e ações que estimulam o prazer aumentam em até 5 vezes o potencial desse trabalhador sem custo e com benefícios na produtividade e saúde dos empregados.
Por fim, três dicas na prevenção do desgaste profissional:
1- Buscar atividades onde tenha talento, prazer e facilidade em executá-la;
2- Sono é um dos fatores capitais para bom rendimento;
3- Exercício aeróbico diário é o ”maior anti-estresse natural” que existe.

Quer mais detalhes e dicas anti-estresse, mande email para o endereço de contato e peça o projeto “Ecologia Humana nas Empresas”.

“Bem Vindo a Vida” – Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! Á venda nas melhores livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário