quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PARA QUE CASAR?


Texto reproduzido (Eduardo Aquino) do Jornal Super Notícias do dia 07/06/09.

Reaprendendo a Viver – pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento e mente humana.

Saiu um estudo que mostra que na Europa, a média que um casal permanece junto é 7 anos. E que metade da população já está separada. Então a pergunta: Pra que casar?
Antropólogos afirmam que até mais ou menos 4.000 anos atrás, um macho ficava junto com uma fêmea por mais ou menos 7 anos, idade esta que a cria já tinha o mínimo de agilidade para sobreviver com a mãe, enquanto o pai ia atrás de outras fêmeas para espalhar suas sementes conforme pede a lei da sobrevivência das espécies. Seria coincidência? As leis naturais de 4.000 anos atrás, repetindo-se nos tempos atuais? 7 anos e quem não se lembra dos avós: “cuidado com a crise dos 7 anos“. Mas respondendo a pergunta: casamos por inúmeros interesses, sendo o mais forte o da atração sexual, desejo de ter uma prole saudável, por interesses financeiros, para evitar a solidão, para sanar ciúmes, possessividades e inseguranças, “garantir minha fêmea ou meu macho“, casa-se por motivos religiosos, culturais (vide a Índia, em evidencia atualmente). Há ainda as questões do poder, política, para exibir socialmente, para fazer alianças, manter nobreza e outros tantos motivos correlatados.
Mas a grande fantasia feminina de vestir-se de noiva continuará existindo sempre,assim como a ilusão do “príncipe encantado“, convertido a “sapo“ em pouco tempo. Mas hoje em que mulheres dominam o mercado de trabalho e já são capazes de viver sem marido, o machismo (fora as religiões e culturas que relegam a mulher a um segundo plano) vem perdendo a força, assim como a virgindade é raridade e a sexualidade tão fácil e banal, já não seguram casais. E se tirarmos sexo, dinheiro, a complicação jurídica de uma separação, por que ainda há tantos casamentos?
A razão é tão simples como tudo na natureza!!! Elétrons se unem a prótons (pólos opostos se atraem mesmo) átomos buscam outros átomos para formar moléculas que se associam a outras moléculas para criar um aminoácido, que se associam para criar proteínas, que se associam para criar células, que se associam para criar um organismo, que se associam e se tornam um casal, que se associa para ter uma família, que se associam para criar uma comunidade, que se associam para formar uma cidade, que vira pais, que vira mundo, que vira universo, que gera um Deus (a parte e o todo neste processo). Respondi a pergunta? Não? Pois é, somos a única espécie que pode amar, falar do amor, compartilhar desse amor. Então, no fundo, estamos em busca desse amor. Achou? Creia então que você é muito bem casado, achou seu complemento, frutificou em filhos divinos, que continuarão a contar esta historia.
Ah! E viverão felizes para sempre!!!

“Bem Vindo a Vida” – Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! A venda nas melhores livrarias do pais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário