sábado, 31 de outubro de 2009

LUZ DO SOL: UM POTENTE ANTI DEPRESSIVO GRATUITO E ABUNDANTE


Reprodução da Matéria (Eduardo Aquino) do Jornal Super Notícia do dia 28/06/09.
Reaprendendo a viver – pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento, a mente humana.


Numa época em que o sol anda tão mal falado – envelhece a pele, causa câncer, entre outras acusações - , gostaria de chamar atenção para um lado absolutamente saudável e necessário da luminosidade solar que além de ser absolutamente indispensável para a produção de proteínas que é a base alimentar de todos os animais e plantas, atua diretamente no cérebro humano, ativando uma substancia que é crucial para o nosso humor e regulação e sono e vigília. Vamos conhecer um pouco mais o nosso astro vermelho.
1- “Luz do sol, que a planta traga e traduz...” NINGUÉM melhor que Caetano Veloso, que de forma poética, nos lembra da importância crucial do sol, no processo de fotossíntese, como o próprio nome diz, foto em grego significa luz e síntese significa produção. Disto advém a primeira verdade, somos dependentes das plantas que possuem a fantástica propriedade de transformar a energia do sol em proteínas, e fazer com que animais tipo bois, cavalos, carneiros, que são herbívoros, ou seja, que se alimentam de plantas, que ao consumir essa proteína se transforma na carne que consumimos no dia a dia e que são a principal fonte de proteínas para os carnívoros como nós. Sejamos então humildes e vamos agradecer ao sol pelo pão de cada dia.
2- Sabiam que há uma relação direta entre o sol e a alegria? Os mais observadores podem facilmente constatar que quanto mais abundante é a insolação do país, ou seja, quanto mais quente, tropical e ensolarado o país, mais alegre é o seu povo, mais colorido e dançante, há um exemplo maior desse fato, que os paises africanos e o próprio Brasil? Alguém já ouviu falar da depressão de inverno dos paises gelados do norte da Europa, Suécia, Noruega, Finlândia, por exemplo, que durante um longo período de outono/inverno, nos quais a luz solar só aparece por 3 ou 4 horas, seus habitantes sofrem um tipo de depressão, que se dá pelo motivo contrario a alegria dos brasileiros e africanos: a baixa produção de MELATONINA, no caso dos europeus ou a alta produção dessas substancias no caso dos paises quentes.
3- Melatonina é um hormônio produzido por uma glândula existente no nosso cérebro, da seguinte maneira. Quando um tipo de luz solar chamado infravermelho penetra fóton a fóton, ou seja, partícula a partícula, no olho humano, esse fenômeno ativa a glândula chamada pituitária, fazendo com que esta produza melatonina, essa melatonina regula o nosso humor, nos dando uma sensação de alegria, bem estar e na ausência dela, tristeza, abatimento e negatividade, outra importante função, desse hormônio, é regular o nosso sono, e a nossa capacidade de manter a vigília que a nossa vida desperta a cada dia, momento em que trabalhamos, nos relacionamos, estamos lúcidos. Algum dos leitores já percebeu que algumas pessoas que quando temos dias seguidos, cinzentos, nublados, escuros, queixam que ficam mais melancólicas e angustiadas? Eis então a razão e explicação para isso. Imagine se você morasse num pais que durante 8 meses só houvesse noites e tempos cinzentos? Dá para entender a tristeza que leva a depressão de inverno desses povos. Em contra partida, como é bom morar em paises como o nosso, dias ensolarados, uma natureza colorida e muito samba, axé e forró. Viva o sol!! Fonte de alegria, um fantástico anti depressivo que Deus nos oferta de forma generosa e gratuita. Por falar nisso, você anda tomando um solzinho toda manhã, ou no final da tarde? Se não estiver fazendo isso, não se queixe de estar estressado, mal humorado e deprimido. Por fim, eu sei que muito dermatologista, cosmiatra e cirurgião plástico, haverão de discordar comigo, e por um lado eles tem razão, quanto menos sol, mais bonita a pele, menos rugas, menos problemas de câncer de pele, mas eu como psiquiatra, neurocientista, confesso do fundo do meu coração, mil vezes o sol nosso de cada dia, com caminhadas. Deve-se sim passar o protetor solar, evitando assim os raios ultra-violetas, parte perigosa da luz solar, mas os raios infra vermelhos, anti depressivo natural que dá bom humor e um belo sono, esses eu não abro mão, ninguém vai me tirar de uma bela praia, de uma deliciosa caminhada , do fascínio de ver o dia nascer, ou deixar de me maravilhar com um belíssimo pôr-do-sol. Mas um alerta, o bom sol é o de antes das 9h e o de depois das 4h da tarde. No mais muita alegria e algumas ruginhas normais para quem não abre mão dessa energia solar.

“Bem Vindo a Vida” – Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! Á venda nas melhores livrarias do país.

Um comentário:

  1. Olá Eduardo Aquino, sou portuguesa, e aqui também abunda esta riqueza natural, apesar de que me parece que o fado se sobrepõe ao SOL...
    Muito grata por este post e continuação de bons e frutíferos textos.
    Sílvia Morais
    Talvez queira ler-me também:

    http://etcetalportuguesesnomundo.blogspot.pt/
    OU
    http://lotuszen-mindbodyandsoul.blogspot.pt/

    Abraço solarengo...



    ResponderExcluir