sábado, 26 de dezembro de 2009

3 - Alimentação

3 – ALIMENTAÇÃO
Influências e correlação do rendimento escolar
e aspectos comportamentais

A estreita relação não é difícil de ser estabelecida por questões tão básicas e vitais como os relatos de desnutrição grave e retardo psicomotor, que dizima milhões de crianças e adultos nas regiões pobres da Europa., Ásia, América Latina. É bem conhecida, a importância fundamental das proteínas na plasticidade e funcionamento celular das células neuronais que determinam as funções intelectuais emocionais e a força de vontade que regem nosso potencial mental. Assim, de 0 a 2 anos a ausência de dieta rica em proteína, determinará um despovoamento neuronal e falhas na rede de conexão entre os neurônios, de característica irreversível. Bem como é de conhecimento de qualquer educador que a merenda escolar é de suma importância na motivação e rendimento dos alunos. Mas vamos comentar outros aspectos importantes no cotidiano;
1. Alimentos que contém cafeína: A cafeína já é considerada droga pelo CID.
10 (Código internacional de doenças), por ser substância psico-estimulante e o uso leva a quadro de:

. Irritação;
. Agressividade;
. Hiperatividade;
. Insônia inicial (dificuldade de dormir), e superficialização do sono
- acorda cansado;
. Stress, abstinência, depressão (rebote dependência)
O consumo de cafeína tem se acentuado enormemente nos tempos atuais, exatamente por sua ação “ativadora”, que compensa o desânimo e desvitalização de crianças e adolescentes – com vida ociosa ou voltada para máquinas como TV, vídeo, internet. A cafeína é encontrada no:
. Café;
. Refrigerantes em geral (principalmente tipo cola e diet);
. Chá mate preto;
. Chocolate;
. Energéticos: tipo Red Bull e outros.

2. Alimentos “energizantes”: Outros alimentos vêm sendo usados por jovens nas suas “baladas” de fins de semana, para dar “ânimo e aumentar rendimento”. Guaraná em pó ou líquido, ginseng, catuaba em associação ou especificamente. Ainda que “naturais” eles excitam, interferem no sono, na irritabilidade e agressividade.
3. Chocolate: vamos abrir um espaço próprio do chocolate – já citado por conter cafeína – por ser atualmente um vício cada vez mais estudado e empregando-se inclusive a expressão chocólatra para descrever o vício. Sem dúvida é o sabor universalmente que dá mais prazer, mas algumas das gorduras do cacau têm propriedades canabióides – ou seja, ativa receptores semelhantes ao da maconha, o que explica sua popularidade, seu consumo acaba sendo voraz com dependência e abstinência.
4. O consumo de folhas verdes: outra briga dos pais é para os filhos comerem verduras, legumes e frutas. A verdade é que as folhas verdes são essenciais para o humor humano, pois são ricas em tryptonano substância que permite a fabricação da serotonina, neurotransmissor que regula o stress e as emoções.Também presente na banana e outros alimentos naturais. O certo é que nas últimas décadas houve mudança radical nos nossos hábitos e costumes que trouxeram um impacto negativo para o comportamento e relacionamento humano.
5. É essencial observar se o aluno do turno da manhã alimentou-se antes de entrar para a sala. Seja por problemas econômicos ou hábito, há estreita relação entre sonolência, dificuldade de concentração, baixo-rendimento naqueles que ficam muito tempo em jejum (a noite inteira mais a manhã). Existem escolas que fornecem café da manhã e relatam de melhora importante no aprendizado. No turno da tarde, uma alimentação exagerada e pesada (gordura, carne, fritura), pode gerar a “sonolência pós-prandial”, pois a digestão requer desvio da circulação sanguínea com prejuízo do cérebro que fica menos ativado. No turno noturno a má alimentação igualmente compromete o rendimento.
6. Outros itens de ecologia humana importantes - Orientações para prevenção do stress e depressão:
A)Mudando os hábitos e o ritmo de vida

. Exercício físico diário ( do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardiorrespiratória): Ideal – caminhada, natação ou ciclismo ao andar, por uma hora. Os exercícios físicos diários aumentam a produção de beta-endorfina e encefalina;

. Sono ideal: Horário máximo para dormir – 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23 horas e 3 horas da manhã. Horário máximo para acordar – 6 horas. Após esse horário, aumenta o sono REM, que é o sono dos sonhos – desvitalizador e depressivo. Não dormir durante o dia ou nos finais de semana, sono que, ao invés de descansar, cansa. Evitar atividades ou trabalho de turno (semana noite, semana tarde, semana manhã).

. Uma hora antes de dormir, evitar atividades excitantes (esportes, TV, telefonemas, discussões). Dar preferência ás atividades relaxantes (música, leitura amena)
.Á noite, quanto mais escuro e silencioso o ambiente, melhor o sono. Mas, logo pela manhã, a claridade é essencial.
. Exposição á luz solar no início da manha ou final da tarde: Promove aumento da produção de melatonina, substância reguladora do ciclo sono/vigília e do humor.
. Repouso de quarenta minutos após o almoço: para quebrar o ciclo bifásico sono/vigília.
. Banho: morno a frio pela manhã, promovendo melhoria no despertar pelo choque térmico. Quente á noite, pois provoca vasodilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.

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