sábado, 12 de dezembro de 2009

CAPÍTULO V O PAPEL DOS PAIS E DOS FILHOS NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO E DE SEUS COMPORTAMENTOS:




LIVRO EDUARDO AQUINO: MANUAL DO EDUCADOR TERAPÊUTICO.


Nos últimos três capítulos, vimos que cada ser humano é resultante de um conjunto de fatores intrínsecos (DNA, aspectos congênitos durante a gestação, por exemplo) e de influências externas (meio-ambiente, caráter, família, religião, condições sócio-econômicas , raciais, entre outras). Assim não podem, os pais, familiares e educadores terem a pretensão de achar que com os instrumentos disponíveis (regras, normas, punições, jogos de relação entre outros) podemos garantir que teremos filhos saudáveis, comportados, bem sucedidos. A individualidade, comportamentos herdados geneticamente, o temperamento inato conferem aos indivíduos, características próprias, que transcendem o controle de educadores e pais. Ainda assim, é fundamental que adultos envolvidos no processo educacional, criem regras, leis e normas claras, combinadas com crianças, pré-adolescentes e adolescentes, que incluam gratificações e recompensas quando estes acertam ou são merecedores de elogios e também punições, quando os filhos ou alunos transgridem limites e burlam as regras e normas pré-estabelecidas.

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