quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

CAPÍTULO IV:O CARÁTER: AS MODIFICAÇÕES QUE O MEIO-AMBIENTE NOSA IMPÕE




Livro Dr. Eduardo Aquino
MANUAL DO EDUCADOR TERAPÊUTICO



As modificações que o meio-ambiente nos impõe vão moldando o que o chamamos de caráter, como se houvesse uma argila inicial própria, chamada de personalidade ou temperamento e o caráter fosse a moldagem que se faz sobre essa estrutura original. Em outras palavras, poderíamos dizer que enquanto o temperamento é imutável, o caráter pode ser mudado por interferências externas, que incluem meio-ambiente, formação familiar , social, econômica, racial, credo, além de conjuntos de regras morais, éticas, que formam o caráter de todos nós. É pois algo adquirido, mutável, influenciável por fatores externos.

Sendo assim durante a vida, desde cedo vamos sendo moldados, adquirindo características, estruturando um conjunto de valores e referencias que nos faz aproximar de um conjunto de semelhantes e atividades que tem caráter similar ao nosso. Mas existem durante a vida, umas séries de situações que exercem forte pressão sobre nossa formação e aquisição de valores e podem provocar uma mudança de caráter. Exemplo: Um bom médico que teve carreira digna numa cidade do interior e resolve se candidatar a prefeito e ganha as eleições. Após algum tempo passa a aceitar propinas, começa a enriquecer através de corrupção, desvios de conduta e assim do médico nobre e digno, torna-se um político sem caráter, ética, moral, ladrão. Eis um .... exemplo de mudança de caráter, por convívio com um meio-ambiente nefasto, marginal, imoral, zético, contaminado pelos desvios de caráter, o deslumbre com o poder, a vaidade, a tentação do dinheiro fácil. Eis uma ilustração de mudança de caráter. No caso de jovens vê-se muito o caso de um adolescente com história favorável, bom estudante, filho com bom comportamento que atraído por uma turma “da pesada”, se envolve com drogas e passa a ter mudanças comportamentais, uma modificação de caráter com forma de vestir mudada, piora da escolaridade, agressividade com pais, mentiras, pequenos furtos para comprar drogas. Eis mais um exemplo da mudança de caráter. Com esses exemplos, chegamos á conclusão que somos seres que já nascem com uma estrutura física, psíquica, espiritual que chamamos personalidade ou temperamento, inata genética, sobre o qual vamos adquirindo uma formação familiar, cultural, religiosa, com Regras éticas, morais, sociais, fornecidas pela família, escola, meio-ambiente em que se vive e com isso vamos moldando nosso comportamento e adquirindo nosso CARÁTER, que pode se inclinar para bons ou maus valores, para uma vida digna, construtiva, direcionada para o bem, ou pode se voltar para ações marginais, destrutivas imorais, típicas de “mau-caráter”.
VALE AQUI UMA MÁXIMA:
PAIS E MÃES NUNCA DETERMINAM A TRAJETÓRIA E ENREDO EXISTENCIAL DE SEUS FILHOS. No máximo ajudam ou atrapalham. Cada um de nós é autor de seu enredo, sujeito de suas ações, artesão de seu próprio mundo ser bem ou mal sucedido na vida é competência ou incompetência de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário