Livro Dr. Eduardo Manual Educador Terapêutico.
CAPÍTULO III
O TEMPERAMENTO OU PERSONALIDADE: A Natureza de cada um de nós.
Quem tem mais de um filho, já sabe disso: cada filho, mesmo fruto do mesmo pai e mesma mãe, tem um temperamento próprio e único. Às vezes dois irmãos podem ter jeito absolutamente oposto: um tímido, outro expansivo, um organizado, outro bagunceiro e assim por diante. Esta estrutura central que determina as características individuais é genética mesmo com traços comuns familiares. O termo temperamento em si já diz tudo: uns sem sal, outros apimentados, outros mais doces. Cada um com seu próprio “tempero”.
Assim cabe aos pais, aos adultos familiares e educadores irem identificando esses traços, decifrando os mistérios, o lado bom ou ruim de cada maneira de reagir a um estímulo (estudar, obedecer a uma ordem, aceitar um castigo por exemplo) as virtudes e defeitos que cada filho, aluno, neto carrega no seu interior, na sua natureza, sua personalidade. A maior ajuda de um educador é permitir que a criança ou adolescente aprenda a identificar-se, localize e tenha consciência de sua estrutura interna seus sentimentos, sua forma de agir de relacionar consigo e com o mundo á sua volta, de comunicar-se, os hábitos, os valores, o que o atrai e interessa no dia-a-dia. Já que ninguém pode mudar o temperamento de ninguém, saber lidar com o potencial ou limitação, as virtudes e defeitos que permitem atenuar o que há de ruim e valorizar os dons e talentos. Um exemplo: uma criança desorganizada mas altamente criativa, artística, deve aprender a reconhecer que a capacidade de organizar-se minimamente a auxilia a ganhar tempo, que perde procurando seu material, e isso ajuda a aumentar seu tempo para desenhar, pintar, criar. ESTIMULAR O LADO BOM, permite atenuar a tendência ruim que é ser bagunceiro.
ALGUNS TIPOS DE TEMPERAMENTOS MAIS COMUNS:
1) Tímidos:
2) Extrovertido:
3) Obsessivo:
4) Bagunceiro
5) Artístico
6) Empreendedor
7) Submisso
8) Medroso, Inseguro
9) Corajoso, destemido
10) Acomodado
11) Mau-Humorado
12) Carismático
13) Agressivo, Irritado
14) “Zen”, despojado
15) Agitado, inquieto
16) Imaturo
17) Angustiado, entristecido entre outros.
Reparem que cada uma destas características pode aparecer em determinadas situações do nosso dia-a-dia. Mas quando se fala em TEMPERAMENTO ou PERSONALIDADE é quando tais traços são muitos predominantes, é o pano-de-fundo, a essência existencial constante e que quase identificam tais pessoas a demarcam, como se fosse o eixo central de suas ações, emoções e pensamentos. Por isso é tão importante nos RECONHECER, isso ajuda a nossa TRAJETÓRIA existencial.
O TEMPERAMENTO OU PERSONALIDADE: A Natureza de cada um de nós.
Quem tem mais de um filho, já sabe disso: cada filho, mesmo fruto do mesmo pai e mesma mãe, tem um temperamento próprio e único. Às vezes dois irmãos podem ter jeito absolutamente oposto: um tímido, outro expansivo, um organizado, outro bagunceiro e assim por diante. Esta estrutura central que determina as características individuais é genética mesmo com traços comuns familiares. O termo temperamento em si já diz tudo: uns sem sal, outros apimentados, outros mais doces. Cada um com seu próprio “tempero”.
Assim cabe aos pais, aos adultos familiares e educadores irem identificando esses traços, decifrando os mistérios, o lado bom ou ruim de cada maneira de reagir a um estímulo (estudar, obedecer a uma ordem, aceitar um castigo por exemplo) as virtudes e defeitos que cada filho, aluno, neto carrega no seu interior, na sua natureza, sua personalidade. A maior ajuda de um educador é permitir que a criança ou adolescente aprenda a identificar-se, localize e tenha consciência de sua estrutura interna seus sentimentos, sua forma de agir de relacionar consigo e com o mundo á sua volta, de comunicar-se, os hábitos, os valores, o que o atrai e interessa no dia-a-dia. Já que ninguém pode mudar o temperamento de ninguém, saber lidar com o potencial ou limitação, as virtudes e defeitos que permitem atenuar o que há de ruim e valorizar os dons e talentos. Um exemplo: uma criança desorganizada mas altamente criativa, artística, deve aprender a reconhecer que a capacidade de organizar-se minimamente a auxilia a ganhar tempo, que perde procurando seu material, e isso ajuda a aumentar seu tempo para desenhar, pintar, criar. ESTIMULAR O LADO BOM, permite atenuar a tendência ruim que é ser bagunceiro.
ALGUNS TIPOS DE TEMPERAMENTOS MAIS COMUNS:
1) Tímidos:
2) Extrovertido:
3) Obsessivo:
4) Bagunceiro
5) Artístico
6) Empreendedor
7) Submisso
8) Medroso, Inseguro
9) Corajoso, destemido
10) Acomodado
11) Mau-Humorado
12) Carismático
13) Agressivo, Irritado
14) “Zen”, despojado
15) Agitado, inquieto
16) Imaturo
17) Angustiado, entristecido entre outros.
Reparem que cada uma destas características pode aparecer em determinadas situações do nosso dia-a-dia. Mas quando se fala em TEMPERAMENTO ou PERSONALIDADE é quando tais traços são muitos predominantes, é o pano-de-fundo, a essência existencial constante e que quase identificam tais pessoas a demarcam, como se fosse o eixo central de suas ações, emoções e pensamentos. Por isso é tão importante nos RECONHECER, isso ajuda a nossa TRAJETÓRIA existencial.
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