segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A MENTE QUE NÃO PARA DE PENSAR: A doença da “pensação”, uma epidemia do mundo tecnológico.



Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia do dia 13/12/09.


“Pensação” foi palavra que criei para descrever um fenômeno que inicia nos anos 80, quando a tecnologia foi nos tornando vítimas de nós mesmos, bombardeado por fax, celulares, games, internet, TV a cabo, enfim acelerados por excesso de informações (sempre terríveis, angustiantes, apavorantes que nos fazem seres céticos, desesperançados quanto ao futuro). Um exemplo científico: um exame muito usado nos anos 60, 70, 80 era o Eletroencefalograma (E.E.G) que capta as atividades elétricas do cérebro, em busca de diagnósticos de epilepsia, ausência, e um quadro vago que chamávamos de “disritmia”.
Pois bem, o cérebro produz 4 tipos de atividades elétricas:

1 - Ondas lentas: que chamamos THETA E DELTA – em geral aparecem mais predominante à noite, em crianças jovens, usuários de drogas, depressão, demências.

2 - Onda Médias: chamada ALFA, que era a mais predominante até os anos 80!!! É uma atividade média (em termos de Hertz, unidade que mensura a atividade elétrica) que permitia a nós usarmos nossa mente-pensamentos, sentimentos e ações – mas com certo “relaxamento”

3 - Ondas rápidas: chamadas BETA,as mais rápidas, que são uma hiper atividade do cérebro, em resposta a excesso de preocupações, sofrimentos antecipatórios, pensamentos de ruína, estresse enfim a “Sindrome da Pensação”. Ex. se motoqueiro para no sinal pode ser assalto, se filho sair para a balada e for seqüestrado ou usar drogas, se filha engravidar, e se perder emprego...
A "Sindrome da Pensação" atinge a maioria das pessoas nessa nossa era tecnológica...

Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.

Aos que querem ser parceiros, peço que leiam meu livro "BEM VINDO A VIDA", lançado pelo Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário