segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Extraído do Livro Eduardo Aquino: O que os Jovens gostariam de saber e os Adultos têm dificuldade de responder


É NORMAL ESTARMOS APAIXONADOS POR MAIS DE UMA PESSOA AO MESMO TEMPO?

Depende muito da pessoa. Há quem possa apaixonar-se por diversas coisas, não apenas pessoas, ao mesmo tempo. Numa fase imatura, de estar conhecendo o mundo, de estar querendo experimentar tudo, de ser reconhecido, é maior a necessidade, o desejo de experimentar os sentimentos e afetos. Algumas pessoas, dependendo do temperamento, podem ter mais de um objeto de paixão. Outras, só conseguem apaixonar-se por uma coisa de cada vez, não conseguindo dispersar-se.

QUANDO O CASAL BRIGA MUITO, ISSO QUER DIZER QUE SE AMA MUITO?

Como dissemos, amor é compreensão, é paz de espírito e, por isso, não tem relação com brigas. Na paixão, as pessoas apaixonadas são muito obsessivas, e estão ligadas entre si a ponto de existirem ciúmes,vigilância e inseguranças, o que as leva ao desentendimento. As pessoas que se amam, por estarem seguras de seu sentimento, são compreensivas e tranqüilas; entre elas não há muito espaço para brigas, embora seja possível haver discordâncias, contrariedades e momentos tensos, que são sempre resolvidos num convívio sadio e amadurecido.

POR QUE AS PESSOAS SE TRAEM, MESMO SE GOSTANDO?

A traição depende do grau de maturidade e de harmonia na relação entre as pessoas. Existem relações complexas e satisfatórias em que esse fato não ocorre. Mas a traição acontece, muitas vezes, pela insatisfação. Outras vezes, trair é deixar-se levar pelo impulso, pelo instinto sexual. Nesse momento as pessoas podem confundir os sentimentos afetivos com a atração física.
Não se deixem trair pelo impulso e pelo desejo, quando tiverem uma boa relação afetiva! O amor de verdade supera essa fase de querer conquistar todo mundo, de querer ser o melhor. Quem ama não tem necessidade de trair, porque um já é o que outro deseja.

POR Q UE OS MENINOS QUASE NUNCA SE DECLARAM E TÊM DIFICULDADE DE DIZER “EU TE AMO?

Muitas vezes, por trás do “eu te amo”, há muitas coisas, como interesse, desejo, paixão. O “eu te amo” está muito desgastado. Qualquer tesão já leva as pessoas a dizerem isso. O amor é maior, é mais sábio e maduro.
É engraçado, o homem tem pouca preparação e educação para o afeto. Dizem que o homem não chora, não sente, e, por isso, os meninos são mais machistas e acham vergonhoso ficar falando sobre o que sentem. Nossa cultura, de fato, nega as relações de afeto dos homens, embora isso esteja mudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário