terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DO AMOR AO ÓDIO: A relação entre casais cada vez mais extremada.

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia do dia 06/12/2009.


Não é de hoje que desde o simples namoro, até morar juntos ou oficializar um casamento, passou a ser um gesto às escuras, histórias que podem variar de enredos dramáticos, a suspenses e mesmo casos de terror, nestas “novelas mexicanas” que vem se tornando o relacionamento entre homem e mulheres (de qualquer idade). Para os mais saudosos - em geral casais mais velhos – posso assegurar que ainda existem lindas histórias de amor, daquelas que quando um dos cônjuges, já idosos morre, em geral, seu par morre logo após, pois o amor era uma fusão de almas e na eternidade andarão de mãos dadas “pelos verdejantes caminhos do paraíso”.
Mas convenhamos, numa época que somos descartáveis, todo mundo fica, dorme com todo mundo, sem compromisso, intimidade ou pudor, vemos na mídia um grande retrocesso afetivo das relações afetivas: ciúmes doentios, paixões violentas, inseguranças, paranóias, traições, aventuras inconseqüentes de uma geração extremamente narcisista, que valoriza o físico, a estética, a riqueza e quer ter o máximo de prazer, “casos para compensar suas carências, solidão virtual, inseguranças, baixa-estima e insaciáveis desejos, sem o afeto que acalenta, acalma, transforma em AMOR – algo calmo, morno, saudável construído no dia-a-dia, na cumplicidade, na amizade, admiração mútua, na humildade do reconhecer erros, na afinidade das ações e buscas de sonhos em conjunto. AMAR é algo que só o ser humano evoluído, maduro e sábio atinge. Mas paixão (“dor” em latim) á animalesco, irracional, fogoso, impulsivo, fatal, uma perda do juízo crítico da realidade, uma “doença” de posse, ciúme, insegurança, paranóia, obssessividade e só faz mal ou termina em tragédias!
Portanto amigos, cuidado com a união quando a paixão é aguda!!! “Prender alguém” com promessa de “viver feliz para sempre” é incompatível com esse sentimento. E pior, PAIXÃO acaba em dias, meses, até 7 anos e sobra indiferença, aversão, ou antigamente dava até para virar AMOR!!! Algo cada vez mais raro e como tudo que é raro, de um valor inestimável!
Faça contato pelo blog:www.eduardoandadeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino. Aos que querem ser parceiros, peço que leiam meu livro “BEM VINDO A VIDA!, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário