quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Aposentar-se sem aposentar –se da vida



Quem sabe quando a aposentadoria foi inventada?
Uma vez respondida essa pergunta, cabe a todos nós trabalhadores – funcionários ou autônomos – refletirmos sobre o nosso futuro não apenas na “busca da segurança” (que cá entre nós, é meramente uma ilusão ou figura retórica), mas principalmente, na nossa trajetória existencial.
Afinal, o que buscamos na vida? Onde queremos chegar? Qual a recompensa que merecemos após batalhar dia-a-dia por uma sobrevivência pessoal, familiar, social?
Pensemos, reflitamos ... A que conclusão chegaremos?
É hora de sentir, mais que pensar. Resgatar emoções perdidas, renovar a alma, ter a coragem de mudar o senso comum. Essa rotina “estudo- trabalho – constituir e promover a família - aposentar” está com seus dias contados. O capitalismo, o apego à matéria, a globalização, a qualidade total, o “estado –social” que dá toda a “segurança ao cidadão”, enfim, esse século XXI está mais que acabando, está falindo! E com ele as instituições, as “verdades”, os dogmas, os estigmas, etc.. E, principalmente, o modus vivendi que nos seduziu: o conforto, a tecnologia, a modernidade, a máquina que artificialmente nos traria o mundo ideal (ar condicionado, carro, TV, robôs industriais e daí por diante ...). Mas, amigos, a qualidade de vida nesse mundo urbano e agitado é melhor que a de nossos avós?
Somos felizes? Realizados?
Aposentar-se de uma vida ativa, produtiva é privar-se de um valor que é simultaneamente insubstituível, eterno e fundamental: a sabedoria. Algo tão raro quanto imprescindível nos dias de hoje. Quanta perda ao aposentar-se: a experiência (que se torna inativa), o status, o respeito, mas principalmente, a auto-estima. É o fim-da-picada. Literalmente!

Mas já começa a surgir luz nesse horizonte: grandes empresas chamando de volta os “aposentados sábios” em detrimento dos “yuppies jovens pedantes”. Bom sinal!

Por fim, não se esqueçam: quando jovens, sonhamos. Adultos, construímos tais sonhos. E, um dia, já idosos, brindados com a paz e a serenidade próprias dessa fase da vida, moraremos dentro dos sonhos, não só do usufruto merecido e digno, mas no papel de experientes conselheiros e sábios.
Da vida, nunca se aposente, afinal dela somos eternos aprendizes.


P.S.:Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.Aos que quiserem ser .... parceiros, peço que leiam meu livro: Bem Vindo a Vida, lançado pela Editora Sextante, sublinando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.Pode se obtido internet (submarino.com, americanas.com, leitura.com, etc..).

Nenhum comentário:

Postar um comentário