segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SHOPPINGMANIA




No mundo atual, cheio de “correrias” e apavoramento, stress, grandes cidades, muita insatisfação nas relações humanas e de trabalho, tem-se notado o surgimento das “ansiedades modernas”, das quais 4 se destacam:

1 – Vício no trabalho (workholic);
2 – Distúrbios alimentares (anorexia nervosa, bulimia, obesidade ansiosa);
3 – Vício em aparelhos e recursos eletrônicos, como computadores, internet, vídeo game (tecnofilia);
4 – Shoppingmania.

Este último se caracteriza pelo comprar compulsivo, irracional e abusivo. Em geral, se dá baseado em algum tipo de frustração ou angústia, ou seja, é um mecanismo compensatório do aumento do grau de insatisfação das pessoas com seu mundo interno e externo.
Após o ato compulsivo da compra, é muito comum escutar relatos de culpa e depressão geradas pela consciência de que a compra foi desnecessária e acima da capacidade de comprometimento financeiro.

Estes quadros têm aumentado na mesma proporção do excesso de estímulos (como shoppings centers – verdadeiros templos do consumo - , propagandas maciças na mídia) e têm suscitado severos conflitos familiares, profissionais e até econômicos. Tanto assim, que hoje a inadimplência em supermercados, lojas de departamento e comércio em geral tem representado um grande problema.
A shoppingmania é passível de tratamento e está ligada a alterações do sistema de emoções no cérebro, especialmente a um neurotransmissor cerebral, a serotonina .

Um comentário:

  1. Bom Dia Eduardo! Como vai?
    Gostaria de saber se você tem algum texto que fale um pouco mais sobre a tecnomania!
    Estou adorando seu Bloog!

    Parabéns!

    Izabela Colchete

    ResponderExcluir