domingo, 6 de dezembro de 2009

Extraído do Livro Eduardo Aquino: O que os Jovens gostariam de saber e os Adultos têm dificuldade de responder

O que é admiração? O Amor pode acompanhar a admiração?
A admiração é um sentimento de gostar, de perceber virtudes nas pessoas, as quais passam a ser especiais para a gente. Já o amor é uma relação contínua, não apenas de observação, como é o caso da admiração. Muitas vezes, a admiração é momentânea, embora possa transformar-se em paixão e até em amor. Admirar pode ser um primeiro passo para que se possa amar. São dois estágios diferentes. Quem admira observa as virtudes. O amor é a conseqüência e a motivação. Amar e admirar, portanto, podem também coabitar uma relação.

Como distinguir amizade do amor?

Realmente, são duas coisas distintas. Mas tanto a amizade quanto o amor pressupõem respeito e compreensão. A amizade vem como forma de dividir experiências, de completar nossa necessidade social, mas não tem como finalidade a relação amorosa. O amor faz com que as pessoas procurem estar juntas com um envolvimento afetivo muito maior, buscando partilhar o espaço físico, os momentos, a vida. Muitas vezes um amigo não pode compartilhar conosco todos os momentos, como acontece no casamento.

É importante frisar que no casamento a amizade é um componente essencial, e muitas vezes uma relação de amizade é tão forte que surge uma forma de amor. Em suma, o amor é um sentimento bem mais íntimo, profundo e elaborado.


O que fazer para que a pessoa amada perceba nosso amor por ela?

Não adianta amar para dentro, ter o sentimento e não demonstrá-lo Tudo o que sentimos deve ser colocado para fora e esclarecido. É gostoso ouvir e perceber o sentimento que o outro tem em relação a nós. É fundamental, dentro de uma relação de amor verdadeiro, haver diálogo, uma troca de informações. Não tem por que sentir vergonha ou ficar inibido ao falar de amor!

O que fazer quando temos vergonha de assumir que estamos gostando de alguém?

Quanto mais enfrento, maior minha capacidade para falar de meus sentimentos. Vergonha é não nos relacionarmos, não colocarmos para fora o que sentimos de mais nobre! Ficar envergonhado é ter sentimento inibido. Às vezes, a pessoa tem uma carga afetiva e não consegue repassá-la. Não conseguir manifestar o que sentimos é uma prisão. Só existe uma forma para externar os sentimentos: começar a assumi-los, em vez de fugir deles para evitar a vergonha, o medo, a inibição. Temos de preparar-nos para nos frustrar, ao dizer que gostamos de alguém, pois essa pessoa pode não estar na mesma sintonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário