domingo, 22 de novembro de 2009

CADA UM DE NÓS TERÁ O MUNDO QUE FORMOS CAPAZES DE CONTRUIR, POIS A REALIDADE É AQUILO QUE PROJETAMOS PARA NÓS MESMOS


Reprodução Coluna Eduardo Aquino - Jornal Super Notícia.

Quando ouço as brigas, as discordâncias, os jogos do tipo “você acabou com a minha vida” ou ainda “sou infeliz por sua causa”, eu discordo imediatamente. E nisso as neurociências, a psicologia e a filosofia concordavam “cada um é sujeito de suas próprias ações, autor do próprio personagem, artesão do próprio mundo”, como disse um francês chamado Henry Ey. Chage. Sobre essa coisa boba e improdutiva, essa guerra de culpa infantil, esse “coitadinho de mim” e dramas das mais variadas situações vividas entre casais, pais e filhos, no trabalho, entre irmãos e por aí vai. Isso não se sustenta nem no exercício da fé, afinal CADA UM É DONO DO SEU PRÓPRIO ARBITRIO, cada um tem a liberdade de dizer sim ou não para cada oportunidade boa ou ruim que a vida oferece, e em um segundo lugar, não se sustenta nem na ciência mais sofisticada que é a física quântica que afirma “sou o que penso”. Isso mesmo, CADA UM DE NÓS CRIA NA PROPRIA MENTE UMA REALIDADE E VIVE NELA.

UM MESMO MUNDO, MAS DIVERSAS REALIDADES:
Eu tive um professor na época da minha residência medica que dizia “Se fosse se achar uma AMEBA, você será sempre uma AMEBA”. Ele dizia isso se referindo a um colega, que tinha tanta baixa estima, se depreciava tanto, que nas reuniões quase se escondia debaixo da cadeira de tanto medo, timidez, vergonha. E com isso ele se tornava mais e mais insignificante a ponto de não existir, não ser visível, realmente UMA AMEBA!
Sempre observei no meu atendimento clinico a REALIDADE DO DEPRESSIVO. Nas depressões graves e agudas, em qualquer parte do mundo, seja em Corinto, Cuiabá, Buenos Aires, Paris ou Tóquio, a mente depressiva (veja como o ser humano é universal) sempre fica pobre em conteúdo, o mundo fica preto e branco e tudo é ruim, tudo vai piorar, a pessoa não vê futuro, acha que vai falir, o “inferno é aqui” só processa o negativo e assim por diante. Aí fizeram um teste muito simples, passaram em diversos países mundo afora um filme em clinicas de repouso para esse tipo de paciente em que havia mais de 20 situações ótimas, positivas – grandes descobertas, pessoas que ajudavam o próximo, projeções de um mundo melhor daqui a 2-3 décadas – e no meio desse filme que foi projetado, duas noticias ruins. Pois bem ao terminar o filme, os deprimidos só lembravam das 2 coisas ruins e diziam “ta vendo o mundo não tem jeito”. Não adianta sol e céu azul, pois a realidade do deprimido é sempre nublada, com trovoada e tempestades. Precisa ser tratado para voltar a ser capaz de “ver outras realidades”.

A CADA DIA O MUNDO TRAZ MILHÕES DE POSSIBILIDADES DE REALIDADES, DAS PIOIRES ÁS MELHORES, E NÓS ESCOLHEMOS O QUE ACONTECERÁ:
Como vimos no caso dos deprimidos severos, por mais que o dia-a-dia seja positivo, prazeroso, estimulante, ele “cria uma realidade paralela e vive o pior dos mundos”. Afinal “pensar é igual a agir”, ou seja, o cérebro processa como real, o que a mente imagina. Assim as angustias, culpas, idéias de ruína, o pessimismo é a realidade que ocorre a cada sofrido dia de alguém com depressão.
Mas o contrario é verdadeiro! Se estamos plenos de saúde física, psíquica e espiritual, nós é que temos a chance de escolher e viver a melhor realidade que aquele dia, aquele lugar, aquelas pessoas que estão ao nosso lado, merecem vivenciar. E todo dia isso ocorre com todos nós, embora não percebamos. Um exemplo: Quando uma pessoa olha-se no espelho e se acha feia e acha que acordou com o “pé esquerdo”, ela se sentirá péssima e parece que tudo dá errado. Na verdade o “olhar” dela é para as coisas ruins, feias, complicadas. Ela chega emburrada e realmente ninguém a comprimenta. O computador deu problema (e ás vezes acontece) e ela esmurra o teclado e reforça aquela realidade negativa e diz: “ta vendo que dia horrível” e assim será dia inteiro pois ela puxou para si apenas “a percepção negativa” complicada, difícil da realidade. Em outras palavras construiu a pior realidade para aquele dia, portanto colheu o que plantou.

QUANDO TUDO DÁ CERTO: SERÁ QUE EXISTE UMA ENERGIA QUE CONDUZ AO SUCESSO?
Essa foi a grande questão levantada pelo livro e filme “O Segredo”. Será que existe a força do pensamento positivo? Tudo começa quando a autora documenta a trajetória de vida de pessoas bem sucedidas (não apenas materialmente, mas pessoas plenas, bem estruturadas na vida familiar, social e no trabalho). Havia uma coisa comum a todas elas; sempre foram otimistas, sonhadoras, persistentes, tinham fé, sabiam lidar com as frustrações e fracassos, e nunca desistiam de suas metas e ideais.
O segredo realmente é algo constatável por duas ciências, a física quântica e a matemática do caos. Vamos entender essa “energia do pensamento positivo”. A cada dia você liga o radio em casa, no carro. Simultaneamente existem centenas de “freqüências”, AM, FM,ondas curtas e outras. Digamos que cada “freqüência” (exemplo 98,5 ou 102,1 FM ou 630 AM) seja uma “realidade”. Aí você gosta de sintonizar uma radio ou uma freqüência que só dá noticia ruim, “filho mata pai”, “corrupção na policia”, “aquecimento global matará 50% das pessoas em 100 anos”. Pois é amigo, você fecha o vidro do carro, desconfia de cada moto no transito, seu coração dispara de medo, seu humor está irritado, você pessimista, e ao chegar no trabalho, seu colega que escutou a mesma radio reforça: “o mundo está acabando, salve-se quem puder!”. Agora imagine-se uma pessoa na FM 105,1, onde noticias boas acontecem o tempo todo; “2010 será ótimo, com crescimento, diminuição do desemprego, bom para os negócios!” ou “a família é essencial e quem tem uma boa base, vive mais e melhor” diz a pesquisa européia. Ai encontra-se com o amigo que também está sintonizado na mesma radio e sorriem: “Cara, que bom ter família ao lado!”, “olha, vamos fazer um negocio juntos, pois 2010 será ótimo, você está sintonizado?!” AGORA NÃO HÁ DUVIDA: existe essa ENERGIA, ESSA SINTONIA, ESSE PENSAMENTO POSITIVO, que nada mais é que a convergência de afinidades, que no caso do livro “O Segredo”, a autora chama de “Lei da Atração”. O certo é que luz atrai luz, treva atrai treva, o bom é caminho do ótimo, o ruim é caminho do péssimo.

EM 2010, QUAL FREQUÊNCIA VOCE QUER OUVIR, QUAL A REALIDADE QUE ESCOLHER PARA SI?
Pois bem, mais que um “Feliz 2010”, desejo aos meus amigos leitores dessa coluna, um punhado de FÉ misturado com ESPERANÇA, acrescido de VONTADE DE MUDAR, batido em meio a PERSEVERANÇA, com umas gotas de CONFIANÇA, uma colher de COERENCIA, uma fatia de SERIEDADE EM SEUS PROPÓSITOS e aquecido a muita HUMILDADE. Quando estiver pronto, mude a freqüência da sua vida, não dependa de nada e de ninguém para construir a história de sua vida, essa é uma tarefa sua! Mas compartilhe seus sonhos, seus sucessos com os que ama! Aí sim eu desejo um 2010 cheio de luz, paz, alegria e realizações!























Nenhum comentário:

Postar um comentário