terça-feira, 10 de novembro de 2009

RAIO X da “Geração Google”: decifrando os jovens de hoje.

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 06/09/2009.


Se por um lado as notícias não sejam lá aquela “Brastemp”, com diagnósticos que vão desde alienados, viciados em eletrônicos, geração perdida” entre outras críticas; por outro lado é imensamente desafiador buscar compreender os nosso filhos e/ou alunos. Compreender é a arte de trocar de lugar com o outro. Assim vamos nos esforçar para inverter o jogo e trocar de lado com o jovem de hoje acusado de ser egoísta, narcisista indiferente, hostil, distante. Trocou de lado? OK! Como você, “veio”, percebe seus pais e educadores, são alegres, extrovertidos, afetuosos? Dá prazer ir para casa ou escola e se relacionar com eles? Qual programa que pais e filhos podem compartilhar e que seja atraente prazeroso para ambas as partes?
Reflita: você adulto com a função de educar e transferir conhecimentos valores, sabedorias aos seus filhos (e/ou alunos) tem se empenhado nisso? Esta motivado? Propõe dedicar um tempo para investir no relacionamento com eles?
Sem querer ser nostálgico, romântico ou que coisa que valha, como era o mundo, as diversões, as brincadeiras do seu tempo? Qual a proximidade que tinha com seus pais, suas queixas em relação a eles, seus elogios e reconhecimento por terem te oferecido o que julgavam ser melhor?
Reconheçamos que o mundo mudou da água para o vinho nos últimos 20 – 30 anos. Assim, valores, comportamentos, moral e ética sofreram enormes transformações. E se por um lado internets, vídeo games, celulares são mais atraentes que a escola, a casa e as relações jovens-adultos, uma conclusão é clara: Nossa geração não é exemplar não gerou líderes verdadeiros nem referências que os jovens pudessem admirar e desejar seguir. O dia inteiro são divulgados casos de corrupção grave na política, no judiciário, em empresas privadas e não há desculpas: os “hippies paz e amor” são os atuais capitalistas selvagens e os esquerdistas sindicalistas, se tornaram “mensaleiros” e “sangue-sugas”.
O consumo, a ênfase para a aparência, a materialidade, o botox, a vaidade doentia, foi gerada por nós adultos desnorteados estressados, deprimidos, apresentando aos jovens, um mundo caótico, poluído, em que faltará água, o clima enlouquecerá e ...
Eles se recusam as crescer e se transformar no que nos tornamos.
Querem o prazer, o sexo, a bebida, a droga, tudo rápido um presente sem futuro, onde o “aproveite enquanto puder” impera, afinal ser “O ADULTO é um SACO!”
Sempre reclamando do emprego, das dívidas, do casamento, dos filhos, dos políticos...
É pais e professores: A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO é uma necessidade de todos nós!
Como fazer para mudar?
Semana que vem....

P.S.: Queria ressaltar uma mensagem recebida de uma mãe de uma aluna do Instituto de Educação, onde se exalta a qualidade do ensino, dedicação e diversos méritos de uma Escola Pública. Fantástico! Falarei com mais tempo á frente dessas valorosas escolas que superam desafios e são referências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário