segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A RELAÇÃO DO GANHO DE PESO, OBESIDADE E A ANSIEDADE





Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do 18/10/09


A obesidade é uma das calamidades da sociedade moderna, pois, o excesso de peso é a porta de entrada para diversas doenças como DIABETES, HIPERTENSÃO ARTERIAL, INFARTO CARDÍACO, DERRAME CEREBRAL, entre outras que levam a morte precoce ou invalidez severa. Parece até uma praga que veio para denunciar as injustiças e contrastes que existem num mundo global e desigual. Hoje existem cerca de 01 bilhão de pessoas obesas e coincidência sinistra, 01 bilhão de pessoas passando fome! E admire-se: ambos morrerão antes da hora o excesso matará os obesos e a falta de alimentos matará os famintos. Se houvesse um meio termo... Mas certo é que o ser humano sempre foi magro, passou fome em quase toda história ou tinha épocas de fartura e de necessidade, éramos rurais, dependia do clima, da safra, da caça.
Com a urbanização, tecnologia no campo, modificações genéticas, uma época de fartura se fez nos países ricos (os que mais tem obesidade) e em desenvolvimento (mesmo com áreas de pobreza severa). É aqui que entra as leis divinas e naturais: peso é igual a quantidade de calorias que adquirimos e a quantidade que queimamos com atividades desde físico até a de pensar. Dá para entender o seguinte: cada vez comemos mais e desnecessariamente (gula, ansiedade) e somos mais e mais preguiçosos andando de carro, elevador, usando controles remotos, metrô, cadeira do trabalho, sofás e cama de casa.
Mas o estresse e a ansiedade além das angústias e insatisfações cada vez mais presente no nosso dia-a-dia é sem dúvida o maior fator desse elevado ganho de peso, que em alguns casos é genético e familiar. É simples: toda vez que nos sentimos ameaçados, insatisfeitos sofrendo por antecipação, tristes, mau-humorados a MENTE ATIVA A ÁREA DE RECOMPENSA OU GRATIFICAÇÃO. Isto significa que precisamos urgentemente de alguma forma de PRAZER compensatório. Ai vem o mais imediato e disponível dos prazeres: COMER, COMER, de preferência doces, chocolates, biscoitos! Depois a CULPA, a angústia, baixa estima, insatisfação e ... Está formado o CÍRCULO VICIOSO, que gera obesidade ansiogênica ( por ansiedade). Solução: Gastar energia (exercícios físicos) redução de calorias (reeducação alimentar), MAS PRINCIPALMENTE tratar a ansiedade e investir em atividades que gerem prazer. Quanto a remédios para emagrecer, bem o famoso “efeito sanfona” mostra a inutilidade e gera Ansiedade e dá-lhe círculo vicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário