segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SUICÍDIO: 2ª Causa de morte entre 12 e 18 anos. A visão religiosa e a científica.





Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia do dia 22/11/2009.


Aqui, onde estou em Goiás, na “furquilha” ente os dois Mato Grosso, existe uma incrível estatística: é o 2º maior índice de auto-extermínio do Brasil. Cada família tem ou um parente ou amigos que suicidaram! Já fizemos um artigo sobre a France Telecom que por tanta pressão em ambiente de trabalho, houve uma epidemia de suicídios que obrigou o governo francês, a demitir a diretoria e rever metas de produtividade e investir na qualidade de vida dos funcionários, contratando psiquiatras e técnicas de relaxamento.
Pois bem, cientificamente podemos dizer que há algumas classificações para este ato extremo, chocante e que traz culpa a todos que viviam com o suicida.
1) Suicídios primários: Cometidos em geral por pessoas com quadro psicótico agudo (esquizofrênicos, usuários de drogas pesadas) que por delírios de perseguição ou alucinações “suicidam” mas como se estivessem sendo ameaçados ou perseguidos pelas alucinações. Aqui não há uma motivação real, depressão. É perda de juízo da realidade.
2) Suicídio secundário: Neste caso existe quadro depressivo grave, onde a idéia de negatividade, desesperança absoluta, culpas exageradas, causam tamanha tortura mental que a mente em trevas não enxerga luz nem motivação alguma para viver. Para estes “morrer” é menos doloroso que viver cada dia, de tão angustiante e sem sentido o tempo não passa, a dor de alma asfixia e vêm na morte “um alivio”.
3) Suicidio reativo: É um ato extremo que pessoas fragilizadas afetivamente, seja por luto, por perda afetiva, ou falência financeira ou até por vergonha e culpa (comum em japoneses) cometem o auto extermínio.
4) Suicidio por acidente: Em geral pessoas que sempre “tentam se suicidar” (por teatralidade ou chantagem emocional ) mas não querem tal objetivo, e sim chamar a atenção. Mas erram o tipo de “calmantes” e pode vir a falecer.

As religiões no geral condenam tal ato. O suicídio vai para o “inferno” ou para o triste “vale dos suicidas” onde eternamente sofrerão as punições de alma, fogo, gemidos, trevas, ranger de dentes, etc.. Ou se tornam “almas penadas” apegadas à matéria, sem paz, sem conseguir chegar ao paraíso.
Cientificamente, sob os estudos da psiquiatria transpessoal, ou estudos de ONTO-GENÉTICA que pesquisam expansão de consciência, e consciências periféricas eu uso um exemplo para CÉU e INFERNO:
1) Qualquer um de nós já teve PESADELOS HORRÍVEIS nos quais nos víamos em situações terríveis, assustadoras, trevosas, em que éramos perseguidos, ameaçados, muitas vezes mutilados, espancados, onde aparecem pessoas más, bandidos, seres estranhos, demoníacos, enfim numa situação verdadeiramente infernal. O grande alivio vem quando acordamos suados, tensos e nos aliviamos ao compreender que foi apenas um pesadelo. Essa consciência onírica (consciência periféricas que surgem durante os nossos sonhos tumultuados) é algo que ocorre comumente na vida de todos nós.
Imagine se um dia cairmos neste estado trevoso de consciência e não houver mais o alivio de poder acordar? Pois bem seria uma eternidade que habitaríamos um verdadeiro inferno!!!
Observação: Quem quiser ter uma idéia desta colocação assista o filme chamado “CONSTANTINE”.
2) Quem que já teve sonhos maravilhosos em que voamos estamos em ambientes belíssimos e que muitas vezes encontramos parentes , amigos ou pessoas que amávamos muito e que na vida real já morreram. São sonhos que nos dão paz de espírito uma sensação de êxtase e uma absoluta serenidade. Mas, de repente, acordamos e com tristeza percebemos que a nossa consciência viajou em algum lugar no tempo no espaço onde almas se amavam em vida se reencontram numa outra dimensão.
Agora imagine se não precisássemos acordar e nos eternizarmos neste verdadeiro CÉU ou PARAISO a direita de Cristo na casa do Pai para o descanso eterno!!! Se algum tiver curiosidade e quiser uma demonstração disso assista o filme “Amor Além da Vida” em que um dos personagens inclusive se suicida.

Bem, meus caros amigos, agora são com vocês ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário