sexta-feira, 13 de novembro de 2009

REFLEXÕES SOBRE AVÓS, SEXO, SANDÁLIAS HAVAIANAS E IRMÃS DE CARIDADE

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 27/09/2009.


Calma, conseguirei juntar temas aparentemente tão inconciliáveis, contando de uma experiência que tive no feriado de 7 de setembro.
Fui convidado, dentro do meu projeto ECOLOGIA HUMANA NAS ESCOLAS, a fazer um seminário de imersão no sábado e domingo do feriado abordando as NEUROCIÊNCIAS aplicadas à área de Educação, dirigidos para diretores, supervisoras e educadores das Escolas Salesianas entre os quais dezenas de irmãs de caridade. Foi um evento fantástico onde dinâmicas foram usadas de forma divertida e pedagógica para capacitá-las a enfrentar a epidemia da violência, falta de limites, banalização de sexualidade e drogas em escolas, os distúrbios de comportamento e sérias dificuldades inter-relacionais entre pais, alunos, filhos e educadores.
Vínhamos numa ótima dinâmica quando provamos que para uma MUDANÇA DE COMPORTAMENTO que deveria ser de todos os envolvidos na área de educação (educadores, alunos, funcionários, família) dependia de uma revolução no item ESTÍMULO! Que estavam todos desanimados, desestimulados. E que Estímulo é criar ações que sendo prazerosas, estimulantes, gratificantes o suficiente para gerar satisfação gera um aumento da capacidade sensorial (os cinco órgãos do sentido – ver, ouvir, tocar, cheirar, degustar) nossas 5 antenas parabólicas onde o mundo nos penetra. Daí nossa PERCEPÇÃO (que nos dá conta daquela sensação) capta aquele estímulo, gera um DESEJO, que mexe com nosso AFETO (emoções) e é interpretado pelo nosso PENSAMENTO, gerando um conceito que gera uma CONSCIÊNCIA que enfim muda nossos comportamentos!!! E assim nesse seminário formos discutindo como gerar estímulos que pudesse ser uma forma de melhorar o comportamento de alunos, pais e educadores, até que .... No sábado à noite ligo a TV e vejo o comercial das sandálias Havaianas! Meu Deus, uma avó sugerindo a Neta a transar!!! Com um artista da Globo “sem compromisso” e para uma neta sem graça e assustada diz “Depois não me chama de antiga, ou ultrapassada, ou careta, tanto faz”! É o FIM DO BOM SENSO, DA SABEDORIA, da falta do bom gosto e principalmente da INCAPACIDADE de nossa geração transferir sabedoria e sensibilidade aos mais jovens. Eu que vivo tentando passar aos meus filhos e jovens em palestras e livros: que sexo qualquer animal sabe fazer com mais naturalidade que nos humanos, mas AMOR é quando a sexualidade adquire uma energia e sensações transcendentes e requer respeito, intimidade, admiração, tempo para amadurecer a relação, e é um estado divino de fusão homem-mulher.
CONCLUSÃO: É HORA DE REVER O TIPO DE ESTÍMULO que estamos gerando ou teremos RESPOSTAS que nos chocarão nas novas gerações onde violências, sexo, drogas são coisas banais. QUE JESUS NOS ILUMINE!







Nenhum comentário:

Postar um comentário