domingo, 8 de novembro de 2009

PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino – Jornal Super Notícias do dia 23/08/2009.


Quando as pessoas de idade eram os terapeutas com seus provérbios e ensinamentos, não existiam psicólogos e psiquiatras.
A psicologia e a psiquiatria tal qual as conhecemos se originam no final do século XIX e principalmente nos últimos cem anos com Freud, sendo o pai dessa ciência que freqüenta aos campos da filosofia, sociologia, psicologia e medicina, entre outros. Se hoje proliferam milhões de profissionais com denominações que os leigos nem entendem: terapeuta, psicoterapeuta, analista, psicólogo, psiquiatra, terapeuta corporal e por ai vai, é bom nos perguntar: como viviam as pessoas antes dessa multiplicação de profissionais?
Muito bem, obrigado!Afinal desde que nos conhecemos como seres humanos sempre fomos complicados: angustiados, apavorados com as mortes, perdas de pessoas queridas, medrosos, ansiosos, ciumentos, agressivos, traiçoeiros, mentirosos, arrogantes, egoístas, mas também amorosos, solidários, compreensivos, afetivos, altruístas, generosos.
Quando a mente complicava, os sentimentos embolavam, a discórdia imperava numa comunidade, recorríamos aos sábios, aos xamãs, aos líderes espirituais, aos filósofos. Esses tinham o dom de aprender com seus erros e acertos, sua capacidade de observar a natureza, suas leis assim como tinham a curiosidade e paciência de buscar entender a complexa NATUREZA HUMANA e assim acolher e compreender os que buscavam paz para suas aflições e preocupações.
Com isso buscavam regras, éticas, moralidade e serviam como exemplo aos demais. Assim eram até os anos 60, os pais, avós, idosos que quando complicávamos a vida, recorríamos a eles, a quem ouvíamos e respeitávamos, que do alto de sua vivência nos ensinavam com antigos provérbios:
“Calma, é devagar que se vai ao longe”. “Safra boa, safra ruim, safra boa”. “É melhor um pássaro na mão do que dois voando”. “Quem tudo quer, tudo perde”. “Caixão não tem gaveta”. “Nu saístes dó ventre de tua mãe, tão nu quanto viestes, sairás desta vida e tudo que acumulastes será vaidade e vento que passa”.
Bem, deixo com vocês a pergunta: O que mudou em cem anos?
Como creio que a Palavra, ou segundo a Bíblia – O VERBO – pode ensinar, acalma e até curar, estou me propondo a usar duas ferramentas.
1 – O blog: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com, no qual procurarei a cada dia passar uma lição sobre Ciência do Comportamento como se fossem aulas virtuais nos quais vocês podem participar, ter dúvidas, dar sugestões.
2 – O TWITTER: eduardoaaquino. Estou lançando o twitter proverbial com pílulas de ensinamentos que acumulados podem gerar conhecimentos. É possível usar tanta novidade de Internet para bons propósitos:?
Ao que querem ser parceiros, peço que leiam meu livro “BEM VINDO A VIDA”., lançado pelo Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevante. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário