terça-feira, 17 de novembro de 2009

O CORPO FALA: TANTAS QUEIXAS FÍSICAS E EXAMES TODOS NORMAIS

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 25/10/09


- “O que traz o senhor até aqui para uma consulta médica”?
Depois de quase trinta anos como médico, e ao repetir dezenas de milhares de vezes tal pergunta aos pacientes, podem acreditar, já escutei de tudo! Ás vezes coisas tão absurdas, extravagantes, inacreditáveis, que até um psiquiatra e neurocientista “velho de guerra” sentia um frio subindo pela espinha. Coisas de filme de TERROR, novelas mexicanas... Mas se me perguntarem o que era o MAIS COMUM, O “ARROZ COM FEIJÃO” sem dúvida eram os incômodos e dificilmente compreendidos SINTOMAS FÍSICOS INESPECÍFICOS! Querem exemplo: Tonteiras, vertigens, zumbidos (dor de cabeça crônica, enxaqueca, aperto no peito, falta de ar, coração disparado, “bolo na garganta, má digestão, azia, “dor lombar, dor no corpo, náusea, vômito, ganho de peso, perda de peso, colite nervosa, dor no pescoço, sono ruim, cansaço, desânimo, perda de memória, concentração ruim, etc.., etc., etc.. E sabem o pior? Dezenas e dezenas de exames NORMAIS!!! Um profissional mandando para outro especialista num verdadeiro calvário para o paciente que continua com SUAS QUEIXAS e SINTOMAS cada vez mais atrapalhando e interferindo na vida pessoal, profissional, conjugal e familiar.
ENTÃO: DE ONDE VEM OS SINTOMAS, QUEIXAS COM EXAMES NORMAIS?1?!
Segundo a Associação Médica Americana, de cada 100 pacientes com essas queixas inespecíficas, entre 70 a 80% deles tem uma ALTERAÇÃO PSICOGÊNICA!!!
Não entenderam? Pois é, esses termos deveriam ser traduzidos para os leigos. É o seguinte: quando usamos de forma banal e genérica “ O problema é psicológico! “em geral o médico ou profissional de saúde quer dizer que não existe uma causa Física, ou ligado ao CORPO HUMANO (“seu coração está ótimo, seu estômago está ótimo, e assim por diante e sugere ver o lado psicológico – algo imaterial, do tipo problema emocional, mental, espiritual até). Mas me expliquem como se pode separar CORPO-CÉREBRO-MENTE e ALMA? Imagine quando você recebe uma notícia ruim: o peito aperta, o sono some, sente mal-estar. Recebe uma ótima notícia, vê a “paixão” chegar na sua festa e o coração dispara, sua frio, fica vermelha?
Ora, é tudo interligado. Mas “voltando “a vaca fria” PSICOGÊNICO, significa que as queixas e sintomas físicos tem ORIGEM NO PSIQUISMO. Uma das áreas do cérebro chamada SISTEMA LÍMBICO – ou para facilitar “o centro das EMOÇÕES e CONTROLE DO ESTRESSE” está DESREGULADO é para alertar ao paciente, O CÉREBRO USA UMA LINGUAGEM CORPORAL: Sim senhores: O CORPO FALA!!! E está nos dizendo que estamos insatisfeitos, infelizes, sob pressão, e como diria os gregos há milhares de anos atrás “Mente são corpo são”. Quando é que nós da área da saúde, da psicologia, aprenderemos isso? Uma boa notícia: se o profissional de saúde for humano, compreensivo, talentoso, alquimista (afinal remédios podem ser “veneno ou bálsamo”). TEM CURA.
P.S.: No BLOG e no TWITTER estão as 26 Dicas Anti-Estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário