terça-feira, 3 de novembro de 2009

VOCE É UM BOM SEGUIDOR DE JESUS CRISTO?

Artigo publicado (Eduardo Aquino) no Jornal Super Notícias do dia 19/07/2009.


Numa época tão confusa, cheia de crises, conflitos, falta de compreensão e altruísmo, um grupo de estudiosos separou do estudo bíblico, 38 passagem em que cristo doutrinava seus apóstolos e seguidores. Dessas, separei 10 que podem nos dizer se realmente somos bons cristãos e após mais de 2.000 anos podemos dizer que aprendemos e praticamos os ensinamentos de Jesus Cristo.
1- “Seja feita a VOSSA VONTADE, assim na terra como no céu”. Você crê que tudo o que ocorre na Terra, de bom ou ruim é a vontade do Pai?
2- “Amai-vos uns aos outros, assim como vos amei”. Você ama os seus semelhantes, incluindo inimigos, desafetos? Aceita que seus irmãos possam ser de outra igreja crística (evangélicos, católicos, ortodoxos, por exemplo) ?
3- “Não julgueis e não sereis julgado, pois com a mesma medida que medis, serás medido”. E aí, você julga, critica, e aceita ser julgado e criticado?
4- “Não vos preocupeis com o dia de amanhã pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu mal”. Sofre por antecipação, é nervoso, é irritado, preocupado, ou tem sido desprendido?
5- “Dá a quem pede, e não te desvieis daquele que te pedir emprestado”. Ufa! Essa é de lascar, não é!?
6- “Bem aventurado os que são perseguidos por causa da justiça, por que deles é o reino dos céus”. Quanto conforto escutar isso...
7- “Amai vossos inimigos, fazei bem aos que te maltratam e perseguem”. Ser cristão verdadeiramente não é fácil, hein!?
8- “Entrai pela porta estreita porque larga é a porta e espaçoso o caminho que o conduz à perdição, e numerosos os que aí entram. Estreito e apertado o caminho, raros são os que o encontram”.
9- “Não junteis para vós tesouros na terra, onde ferrugem e traça corroem e ladrões furam e roubam”. A arte do desapego e da partilha.
10- “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”

Fiz questão de escrever isso pois como médico que estuda o comportamento humano na busca de um estado de equilíbrio entre corpo, cérebro, mente e alma, constato que o Cristo nos legou de mais importante (ainda que fiquemos ligados aos milagres e a sua trajetória) foi um conjunto de ensinamento sábios, divinos e dificílimos de serem praticados. Sendo franco, eu luto a cada dia para tentar, e não consigo ser tão cristão, e jamais conheci alguém que tivesse conseguido seguir tais doutrinas. É... pouco mudou em 2000 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário