quinta-feira, 12 de novembro de 2009

VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS: AGRESSÃO AOS EDUCADORES, PAIS E FAMILIARES AUMENTAM A CADA DIA (P A R T E II)

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia do dia 20/09/2009.

A Sociedade sabe punir?

Vimos na 1ª parte na semana passada que vivemos um surto de violência de jovens contra pais, adultos, de alunos agredindo educadores e que de tão banal, a sociedade tem se acomodado e convivido com esta sucessão de casos absurdos. Nesta semana um aluno esfaqueou o Educador e vimos uma monitora escolar estimulando sua filha a agredir UMA colega e “ensinando” como nocautear a adversária! Alguém ainda duvida que o tecido social está se desfazendo rapidamente e no dia em que este se romper, SALVE-SE QUEM PUDER!
Quais as noções básicas estamos transferindo aos jovens sobre o “que é certo e errado”, “aquilo que pode e não pode”?. Quais são as obrigações e deveres destes jovens e quais são os seus direitos?

Enfim, cada vez é mais difícil entender o que é “NORMAL” e o que é “DOENTIO”, numa sociedade caótica em que vivemos.
Afinal o que contém o ser humano e o diferencia do animal irracional é que nós fomos estruturando durante séculos e milênios um conjunto de regras e leis, normas que serviam para impedir que saíssemos na rua e movidos por desejo sexual, atacássemos a primeira presa que passasse, ou ainda movidos pela fome, roubássemos a “CAÇA” alheia ou então dominados pela agressividade atacássemos o primeiro semelhante que buzinasse atrás do nosso carro, ou ainda, desejando um bem ou conquista alheia, matássemos para tomar posse desta. E qual seria esta estratégia de contenção dos impulsos e necessidades instintivas? Simplesmente o ATO DE PUNIR!!!!
E foi assim que criamos já do ponto de vista religiosos quem transgredisse uma lei divina e pecasse seria punido: cadeia, exílio, tortura, morte pelos crimes mais graves, como também já passando por uma visão religiosa como: “ir para o inferno”, ” virar “alma penada”. O certo é que ao criar as leis sejam jurídicas ou divinas buscávamos manter uma vida coletiva e com uma sociedade alto sustentável. Como a punição servia de exemplo e objetivava certas tendências malignas que ameaçassem o bem-estar comum. Com isso surgiu a CULPA! Se agir mal, você será julgado e se culpado será punido! Surgiu um Sistema de Recompensa (que gratifica aos bons) e o Sistema de Punição (que pune os maus, através da dor, através do medo).
E isso funcionou razoavelmente enquanto a religião foi capaz de formar os “tementes a Deus” e que gerava o medo do “juízo final” onde uns iriam para o céu e outros condenados ao “fogo do inferno”! Funcionou razoavelmente enquanto as pessoas acreditavam que a justiça era isenta os juízes incorruptíveis e justos na aplicação da lei. Funcionou razoavelmente enquanto os pais assumiram o papel de elogiar o bom comportamento e as boas notas dos seus filhos e punir as suas rebeldias e desobediências. Mesmo assim sempre houve de tudo, crimes, roubos, “juventude transviada” , drogas, sexo escondido, mas estes comportamentos era uma exceção e não uma regra.
Qual a nossa conclusão?
É que estamos vivendo tempos difíceis onde a falta de religiosidade se soma a um ambiente em que pais estão omissos, fracos, sem tempo para dedicar a educação ética e moral dos seus filhos, as famílias estão desintegrando com separações, abandonos e a sociedade mostra uma perigosa acomodação diante da impunidade que reina na política, na justiça, onde os maus são premiados com corrupções dinheiro fácil, golpes como mensalão, sangue-suga, geram líderes como Sarney, Renan Calheiros, Collor, ricos contratam advogados famosos e nunca são presos enquanto um faminto que rouba um leite no supermercado para alimentar seu filho é preso e fica mofando nas Delegacias e penitenciária.
Enfim, numa sociedade desigual, injusta e pouco confiável não me espanta verificar que todos nós estamos falhando e somos vítimas destas falhas em saber fazer novas leis e voltarmos a sermos justos ao aplicá-las.

Entre em contato Blog: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com ou email: eduardoaaquino@yahoo.com.br

Twiter: eduardoaaquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário