sábado, 28 de novembro de 2009

Extraído do Livro Eduardo Aquino: O que os Jovens gostariam de saber e os Adultos têm dificuldade de responder

AMOR
O que é amor? Existe amor eterno?

Poetas, filósofos e pessoas que lidam com o sentimento humano tentam, há séculos, definir o amor.
Considero o amor o sentimento mais importante e nobre que há entre pessoas e delas com seu ambiente. Amar significa ter um afeto generoso, em que eu, gostando de alguém, não exijo nada em troca. É uma doação de afeto. Quem ama não exige, não chantageia, não sente ciúmes, não sente culpa, nem pena. O amor pressupõe respeito e compreensão. Ele é um sentimento amplo, tranqüilo e morno, porque dá uma grande paz de espírito. Por isso, o amor é eterno.
Ele é típico das pessoas amadurecidas, e tão fantástico que podemos amar a Humanidade sem conhecê-la como um todo. Quem ama partilha, sabe dividir e multiplicar os sentimentos. Uma vez que se adquire esse afeto tranqüilo e harmonioso, o amor pode manter-se por toda a vida e até além dela – existe amor eterno ....

Qual a diferença entre amor e paixão?

Existem diferenças básicas entre amor e paixão. Paixão é aquela coisa quente, ligante, fogosa, total! Uma pessoa apaixonada está cega diante das coisas e só pensa no objeto de sua paixão, tem dependência dele, o que se assemelha a uma droga: a pessoa tem abstinência quando longe da pessoa pela qual está apaixonada.
No entanto, a paixão é finita: como o convívio, vai cedendo espaço para o amor. Este é um sentimento mais morno, mais tranqüilo, sem exigências e sem tanta dependência. O amor é a conseqüência de uma relação saudável, respeitosa e compreensiva. A paixão é fervente, e o amor é tépido. Contudo, o que hoje aquece, um dia esfria; enquanto o que é tépido perdura por toda a vida, pois é mais fácil ser sustentado por nossa mente e coração. Existe até uma teoria dizendo que a paixão nunca dura mais de sete anos, já que a química afetiva é insustentável além desse tempo. Talvez por isso, as pessoas de antigamente alertassem para a “crise dos sete anos”.

Como saber que estamos amando?

Quem ama jamais duvida. O amor é uma coisa tão gostosa, tão nobre, clara e evidente, que toda pessoa que ama não tem dúvida do sentimento. O amor nos faz sentir completos, em paz. Ficamos cheios de energia afetiva. Se há dúvida, é porque não há uma preparação para o sentimento. O amor é o contrário da paixão, que muitas vezes nos faz sentir incomodados, excitados, acelerados. O amor é paz, é compreensão é bem estar.


Como saber que alguém nos ama?

O amor não exige prova, definição ou garantia.Ama-se, e pronto. Quando há esse amor, ninguém duvida dele, pois as pessoas não estão simplesmente interessadas umas nas outras. O interesse é a primeira forma de aproximação, mas quem ama gosta, independente do interesse, da sexualidade, do que for ... O amor é espontâneo, generoso e tranqüilo; é um estado de elevação de alma, de paz interior. Cada pessoa tem sua maneira de demonstrar o amor: ao falar, escrever, mandar flores, fazer poesias... Mas, a meu ver, o mais importante é a linguagem não verbal: o respeito, a dedicação, o cuidado, a atenção, o tempo que se dedica ao outro, a vontade de fazer o outro feliz, a paciência de escutar, de acompanhar a lugares ou programas de que o outro goste, por exemplo. Amara é partilhar, dividir, multiplicar os bons momentos de uma vida, uma família, enfim, é quando o “eu” é substituído pelo “nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário