segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO SONO

Matéria (Eduardo Aquino) publicada no Jornal Super do dia 12/07/09

Para inicio de conversa, estatísticas apontam que 7 em cada 10 pessoas não têm um padrão de sono adequado e isso tem sérias repercussões na vida dessas pessoas.Uma das queixas mais comuns em consultórios médicos é justamente a insônia, sono insatisfatório, cansaço matinal, sonolência diurna, entre outras queixas relacionadas ao ato de dormir.
O tema é tão significativo, que surgiu uma ciência para estudar as relações do sono e da vigília chamada CRONOBIOLOGIA. E baseado em pesquisas dos países nórdicos que estudam muito tal tema vamos citar algumas informações úteis:
1) Um padrão de sono ideal seria aquele entre 22 hs e 6 hs Independente dos relógios biológicos individuais,nesse padrão , teríamos uma arquitetura de sono em que teríamos as 5 fases do sono- padrão 1 e 2 que é o sono leve, o sono REM que é a fase de sonhar, e o padrão 3 e 4 que é o sono profundo que é essencial para o descanso e reposição do bom funcionamento do cérebro.
2) O período entre 23 hs e 3 hs da manhã é nobre e fundamental pois em média nesse horário temos a predominância do sono profundo.
3) Dormir durante o dia e nos fins de semana,ao invés de descansar, cansa pois o padrão de sono é do tipo leve e com excesso de sonhos consumindo energia eletroquímica do cérebro.Daí a sensação de ressaca quando acordamos.
4) Se sono diurno prolongado é altamente estressante e piora a depressão, cada vez mais estudos demonstram que a famosa "sesta"de 30 a 50 minutos após o almoço é excelente para nossa saúde.
5 ) Todo sono após as 6 hs da manha é desvitalizador e depressor, pois o padrão que prevalece após esse horário é do tipo leve e há excesso de "sonhação", ou seja, da fase REM. Por isso é muito comum o mau humor matinal dos que acordam tarde.
O certo é que pagamos um alto preço pelos nossos vícios modernos, que nos faz dormir cada vez mais tarde e com sono agitado por excesso de cafeína,bebidas , excesso de TV de Internet, alimentação pesada antes de dormir,exercício físico á noite, baladas em que contrariamos o relógio biológico sono-vigília,ausência de cochiladas após almoço, e por termos um padrão de dormir e acordar nos dias úteis e outro padrão nos fins de semana.Afinal o fuso horário se faz a cada 7 dias, ou seja respeita as fase da lua.Sim os ritmos da natureza é que deveriam reger nossos ciclos como sono, alimentação e outros.
De posse destas informações, desafio os leitores a explicarem por que vaqueiro não tem insônia ? Uma dica: vaca dá leite todos os dias, nos fins de semana, feriados , natal e Réveillon!






Nenhum comentário:

Postar um comentário