domingo, 1 de novembro de 2009

JUSTIÇA: Um pilar da Sociedade base da verdade, isenção, dignidade que está ruindo por corrupção, vaidades pessoais, lentidão e incompetência.

Reprodução da Matéria (Eduardo Aquino) do Jornal Super Notícia do dia 05/07/2009.

Antes de mais nada, um aviso: Abordarei este tema em homenagem ao meu falecido pai advogado, humano, honesto, que nunca enriqueceu (pois “não vendia a “Alma ao Diabo”). Dedico ainda aos grandes probos e sábios advogados, juízes, desembargadores, promotores, procuradores e ministros – que ainda existem, mas são uma minoria – e muitas vezes discriminados justamente por serem honestos e competentes.
Para início de conversa duas máximas do direito: “O EXERCÍCIO DO BOM DIREITO EQUIVALE ATRAVESSAR O LODAÇAL DA MISÉRIA HUMANA, SEM SE SUJAR” OU AINDA “JUSTIÇA SEM HUMANIDADE SERIA COMO QUE, O CORPO INTACTO DE UMA VIRGEM QUE NÃO GUARDASSE NELE A PUREZA DE SUA ALMA; SERIA COMO QUE O MAR, SE NELE NÃO HOUVESSE ONDAS, SE NELE NÃO HOUVESSE VAGAS, SERIA ENFIM COMO O PRÓPRIO CÉU SE NELE NÃO HOUVESE O ÁUREO SORRISO DAS ESTRELAS.”
Meu pai Dílson Aquino me obrigava a decorar e dizer tais frases para ter acesso a uma mesada, isso foi há 40 anos e não é que tais máximas estão cada vez mais atuais? Nas palestras que já ministrei para o poder judiciário “Sim meus caros eu, psiquiatra e neurocientista tenho sido constantemente convidado para falar para Autarquias como: Tribunal da Justiça, Ministério Público, T.C.U., T.S.E. e até em Brasília-DF já cheguei a proferir palestras no Supremo Tribunal Federal”, afinal o estresse e o clima extremamente pesado em ambientes de conflito de interesses, onde as partes litigadas destilam ódio, rancores, e os que decidirão destino e a vida de milhões de pessoas está muitos vezes sobrecarregado, estressados sem tempo ou competência necessária para tomar as decisões isentas e justas sem contar os lobbies, as corrupções, o autoritarismo e as vaidades que contaminam este ambiente, seja fórum ou tribunais enfim tudo isso mostra como é precário o exercício da justiça e a sobrecarga física, psíquica e até espiritual que paira sobre juízes, promotores, desembargadores e ministros.

Por falar nisso estatísticas mostram que somente 20% das pessoas que atuam nas áreas jurídicas, irão para o céu! Afinal alegam estes estudiosos dos fenômenos sobrenaturais mais do que isto o céu viraria inferno rapidamente??? Brincadeirinha, você viu!
Bom, voltando a vaca fria o que vai ser de nós pobres mortais o dia que o poder judiciário falir? Pois a cada dia maior é a descrença da população que buscam na justiça os seus direitos e são frustrados com a demora, com a lentidão, a protelação (vire e mexe vemos casos que já tem 10, 20, 50 anos sem solução). O que dizer então dos escândalos do Judiciário que se tornam manchete como o afastamento de ministro S.T.F. com corrupção, formação de quadrilhas? E desembargadores vendendo sentença como ocorreu recentemente no Espírito Santo e o juiz “lalau” de São Paulo envolvido em escândalo na construção dos imponentes prédios da Justiça sem contar as chantagens que escutamos “olha eu acho melhor você ter algum lobbies em 2ª e 3ª instância, pois só os grandes escritórios ligados a filhos, netos ou indicados por desembargadores e ministros aposentados, é que tem sentença favoráveis nestas instancias”. MEU DEUS É O FIM DO MUNDO! E ainda mais triste é ver grandes criminalistas criando versões mentirosas de crimes cometidos de seus clientes famosos que por ter condições financeiras quase nunca são presos ou libertados em poucos dias vide mensalão, sangue suga, o assassino confesso da jornalista em São Paulo e outros casos famosos além dos milhões de não famosos que vão corroendo a nossa esperança de que a Justiça seja realmente cega.
“Chega de Escritórios famosos” de advogados de renome, sempre arrogantes e vaidosos a prejudicar os perseguidos pela justiça dos homens dou como exemplo a Vara de família onde escritórios famosos, do tipo em que vendem a alma para o diabo, que do alto do seu poder saem arrebentando reputações, carreiras, destruindo o futuro e a qualidade de vida de crianças que se tornam combustível da ridícula briga de pais separados, escritórios de advocacia que em nome de honorários milionários optam sempre pelo litígio, pelos golpes baixos, esquecidos que nessa hora lidam com que há de mais sagrado, o amor entre pais e filhos, a opção pela paz e harmonia ainda que aquele casal opte por não continuar juntos.
Ainda bem que o Dr. Dílson Aquino morreu em 1996, deve até se remexendo lá no Cemitério do Bonfim, ele no entanto deixou grandes lições de sabedoria e humanidade no exercício da sua advocacia diária e como “Clinico Geral” daqueles que atuava desde da Justiça do Trabalho até uma advocacia tributária, ele um Dom Quixote do Direito me inspira até hoje mesmo eu sendo médico a lutar pelo RESGATE DA VERDADE, DA DIGNIDADE EM BUSCA DA PAZ DE ESPÍRITO.

"Bem Vindo a Vida" - Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! Á venda nas melhores livrarias do país.

Um comentário:

  1. DR. QUERIA MUITO SEU ENDEREÇO NO ESPIRITO SANTO PARA MINHA MÃE CONSULTAR E SE POSSIVEL SEU TELEFONE NA CLÍNICA!!!

    MEU EMAIL:
    nandineafcol@hotmail.com

    att: FERNANDO PARTELLI GUIMARÃES

    ResponderExcluir